Vicariato São Lucas se reúne em assembleia para avaliar o Plano Pastoral 2020 a 2021

Iluminados pelo texto bíblico que apresenta as dificuldades enfrentadas pelo profeta Jonas em seguir a sua missão junto dos pagãos, os sacerdotes, religiosos e religiosas, diáconos, coordenadores de pastorais e movimentos e leigos engajados nas comunidades das paroquias do Vicariato São Lucas, se reuniram em assembleia para avaliar o Plano Pastoral Diocesano 2020 a 2021, e indicar ações que deverão ser colocadas em práticas no próximo ano.

A assembleia que contou com a presença do bispo diocesano de Grajaú, dom Rubival Cabral Britto; do coordenador diocesano de pastoral, padre Sérgio Galina; e da secretária executiva da Pastoral Diocesana, irmã Maria Dalvanira da Fonseca Lima, aconteceu na manhã do sábado (21/11/2020), no Centro Paroquial Dom Emiliano Lonatti, da Paróquia Catedral Nosso Senhor do Bonfim, em Grajaú-MA, com o tema: “Cuidar de Quem Cuida. Por que temos medo de Cuidar e Ser Cuidados?”.

Pe. Sérgio Galina, coordenador diocesano de pastoral parabeniza pela organização e realização da assembleia (Foto: Francisco Matias)

Abrindo os trabalhos Pe. Sérgio, fez uma memória do caminho percorrido desde a chegada do nosso bispo, dom Rubival; a realização da Assembleia Diocesana em 2017; da criação dos vicariatos, transferências e nomeações de párocos; nomeações dos assessores e coordenadores diocesanos das pastorais e movimentos; da Assembleia Diocesana Extraordinária em 2019 e da Assembleia Diocesana que elaborou o Plano de Pastoral 2020 a 2021.

Logo após os participantes foram convidados pelo Vigário Forânico, Pe. Weslly Melo da Silva, para reunir-se e partilhar em pequenos grupos a vivência das prioridades na caminhada pastoral da nossa diocese; em seguida houve uma breve apresentação da conversa partilhadas nos grupos.

Pe. Weslly Melo da Silva, vigário Forânico encaminha os trabalhos de grupo (Foto: Francisco Matias).

Ao final Pe. Weslly lembrou os compromissos assumidos na última Assembleia do Vicariato, que foram interrompidos pela pandemia do novo coronavírus; mas que serão retomados em 2021, a luz das orientações da diocese.

Dom Rubival, falou sobre os desafios que a Igreja Particular de Grajaú terá pela frente por conta da pandemia da Covid-19. O pastor diocesano pediu que que cada discípulo missionário cuide um dos outros; estejam vigilantes para os novos tempos; e que cuidar de quem cuida se tornou uma exigência da missão em tempo de Covid. Por fim agradeceu o empenho, a doação generosa de todas as paroquias, áreas pastorais, missionárias e comunidades, outras instituições da Igreja, Governos, Sociedade Civil e pessoas de boa vontade, na realização e concretização da Campanha “Quem ama cuida. É tempo de cuidar”, que garantiu toneladas de alimentos, roupas, máscaras de proteção, produtos de higiene, que foram entregues pessoalmente pelo bispo aos irmãos indígenas lá em suas aldeias, e os irmãos de muitas comunidades carentes das cidades e dos sertões.

Momento da bênção com Dom Rubival Cabral Britto, bispo diocesano de Grajaú (Foto: Francisco Matias).

Veja fotos da Assembleia; Clique aqui