Dom Tarcisio Sebastião Batista Lopes

0
4095

Dom Tarcísio nasceu em São João del Reis –MG- no dia 18 de janeiro de 1938. Ingressou na província dos frades capuchinhos de Minas Gerais, onde fez sua profissão religiosa em 1956. Foi ordenado presbítero aos 28 de junho de 1964.

Exerceu seu ministério em Ouro Fino, Carmo do Paranaíba, Belo Horizonte e Uberlândia; foi Diretor do seminário seráfico, Guardião, pároco e definidor provincial.

Eleito bispo de nossa Diocese de Grajaú, foi ordenado em 14 de maio de 1984. Transferido para a Diocese de Ipameri-GO-, deixou Grajaú em fevereiro de 1987.

Como bispo emérito fixou sua residência na cidade de Uberlândia, de onde dava sua ajuda a várias paróquias locais e comunidades religiosas, sobretudo na pregação de retiros espirituais.

Faleceu por volta das 18 horas do dia 07 de novembro de 2001 em Uberlândia, em conseqüência de um fulminante infarto do coração.

No pouco tempo que passou em nossa Diocese, acompanhou com atenção os problemas sociais e os conflitos no campo, sobretudo na cidade de Arame, preocupado  pela difícil situação do povo; promoveu as vocações sacerdotais e cuidou da reconstrução do Seminário diocesano de Barra do Corda.