Dom Franco Cuter

Dom-Franco-01
DOM FRANCO CUTER

Dom Franco Cuter nasceu no dia 28 de julho de 1940 em Gazzaniga – BG – Itália, filho de José e Ângela.

Após ter cursado o primário na sua cidade natal, freqüenta o ensino fundamental no seminário capuchinho em Albino. No ano de 1957 ingressa no noviciado em Lovere e prossegue os estudos filosóficos e teológicos nos conventos de Cerro Maggiore, Cremona, Bergamo e Milão onde no dia 26 de março 1966 na Igreja de Santo Ambrósio é ordenado sacerdote.

Em Roma no Pontifício Ateneu Antoniano consegue o mestrado em Teologia, e em Milão na Universidade Católica do Sagrado Coração consegue o doutorado em Filosofia.

Desenvolve sua atividade como docente e formador no seminário capuchinho de Varese. Impelido pelo chamado missionário, pede aos superiores da ordem para ser enviado à missão capuchinha no Brasil, chegando em São Luís em 1982.

Por vários anos desenvolve uma intensa atividade como formador dos postulantes e vigário da Paróquia Nossa Senhora da Conceição no Anil-Arquidiocese de São Luís.

Dom-Franco-02

Em janeiro de 1989 é eleito vice-provincial da Vice Província Maranhão-Pará e desenvolve este serviço de animação durante seis anos. Em 1995 é nomeado pároco do Anil.

No dia 21 de janeiro de 1998 é nomeado bispo da Diocese de Grajaú pelo Papa João Paulo II e aos 19 de março de 1998 é sagrado bispo, tomando posse desta nossa Diocese.

Suas obras tanto materiais com espirituais merecem louvor e eterna gratidão de seu povo:

Dom Franco convocou toda a Diocese para que, a partir do Grande Jubileu do ano 2000, as Santas Missões Populares fossem o eixo central de toda atividade pastoral. Foi muito bonito ver as inúmeras Comunidades das Cidades e do Interior se mobilizar neste Grande Mutirão de Evangelização.

Semana Missionária em Grajaú
Semana Missionária nas Paróquias Nosso Senhor do Bonfim e São Francisco de Assis; Grajaú-MA

Animou e incentivou a realização de 15 grandes semanas missionárias em 10 paróquias de nossa Diocese que, através da proposta das Santas Missões Populares, responderam ao urgente convite de Jesus de levar a Boa Notícia a todos, em modo particular aos mais afastados, levando em frente o seu compromisso missionário.

Como fruto deste compromisso foi realizado o Congresso Eucarístico Diocesano em Tuntum, reunindo todo o Povo de Deus presente na Diocese ao redor da Eucaristia com o intuito de fortalecer nossas comunidades.

Nas suas cartas pastorais exorta e valoriza a presença e o testemunho dos leigos e leigas cristãs e convida toda Diocese a assumir com coragem a instituição de verdadeiros ministros leigos para melhor servir nossas comunidades.

O ano de 2003 foi marcado pela conscientização sobre o grande projeto dos Ministérios Leigos na Diocese e em janeiro de 2004 foi realizada a primeira etapa de formação dos mesmos, criando o Seminário Santo Estêvão no Centro Diocesano de Pastoral em Barra do Corda.

Dom-Franco-04
Acolhida do novo bispo de Grajaú, Dom Franco Cuter em frente a Catedral Nosso Senhor do Bonfim (Arquivo Diocesano)

Dom Franco com paciência ilimitada, dedicação extremada, serve esta população ainda carente na forma evangélica e oferece sua existência para “garantir o pastoreio na fidelidade à pessoa de Jesus Cristo”. No dia de sua Sagração Episcopal, se dirigiu aos irmãos e irmãs com estas palavras:

“irmãos e irmãs,

A todos meu fraterno abraço em Cristo Jesus!

Quero expressar minha alegria e meu agradecimento a Deus por ter sido chamado a participar da vida e da caminhada desta Igreja particular de Grajaú.

Junto com Maria, Mãe de Jesus e da comunidade cristã, peçamos ao Espírito Santo que nos fortaleça, ilumine e ajude na fidelidade de nossa vocação de testemunhar e tornar presente Jesus Cristo, para que n’Ele e por Ele todos tenham vida e a tenham em abundância.

Deus nos abençoe e nos guarde no seu amor!

Dom Franco Cuter”.

Dom Franco:

• Criou a Paróquia São Francisco de Assis no bairro Canoeiro em Grajaú (1999);
  • Construiu o Seminário Maior “Papa João XIII” em São Luís (2003);
  • Construiu a Grota da Luz Frei Alberto Beretta (2004);
  • Criou da Paróquia São João Batista em Formosa da Serra Negra (2005);
  • Apoiou a esplendorosa reforma da nossa Catedral (2004-2006);
  • Incentiva e apóia as Escolinhas (creches) de Grajaú, Joselândia e Presidente Dutra.