Círculo Bíblico – 32

BAIXE O CÍRCULO BÍBLICO – 32 EM PDF

CIRCULO BIBLICO N° 32 Jo.1,6-8.19-28

1. PREPARAÇÃO DO AMBIENTE: Colocar em lugar visível a Bíblia, uma vela grande. Seria bom o encontro iniciar com as luzes apagadas, fazer uma oração na escuridão, após uns minutos, acender o Círio (se tiver) ou a vela grande.

2. ACOLHIDA DOS PARTICIPANTES: Todos são bem-vindos, estamos reunidos no nome de Deus. Vamos apresentar as pessoas que estão vindo pela primeira vez.

3. ORAÇÃO INICIAL: Cântico inicial: Invocação ao Espírito Santo

4. ENTRONIZAÇÃO DA PALAVRA: Oração abertura da Palavra

Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra!

Que eu Te conheça e faça com que te conheçam, Te ame e faça com que te amem, Te sirva e faça com te sirvam, Te louve e faça com que sejas louvado por todas as criaturas.

Faze, ó Pai, que pela leitura da palavra os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém.

5. BUSCANDO O TEXTO: Ler o texto na escuridão só com a luz da vela, ninguém tem que acender nem lanterna nem celular, tudo na escuridão; só quem lê tem a vela, uma vez que terminou de ler apaga a vela e, na escuridão, pergunta aos participantes do círculo. Que sente você agora que está na escuridão? Tem medo? De que tem medo? Que experimentamos quando falta a energia nas casas?

6. AJUDA PARA COMPARTILHAR: (acendemos as luzes). Estamos no tempo de Advento, tempo litúrgico que significa ESPERA, os tecidos na Igreja são roxos, para nos lembrar o tempo de interiorização.

Viveremos os domingos com as leituras que vão nos preparar para o NATAL. Como nós vamos nos preparar para viver o Natal? Que outras oportunidades temos para nos prepararmos para viver melhor o Natal? Vamos procurar a ser Luz de Cristo.

7. COMPREENDER O TEXTO: Agora vamos ler de novo o texto. João, o Evangelista quer nos ajudar a escutar a Sagrada Escritura com o coração capaz de sentir e compreender os símbolos, aprofundar as palavras e captar o significado daquilo que Jesus faz e disse. Então nos convida a olhar na profundeza, não ficar só nos acontecimentos externos, mas tratar de compreender a profundeza da mensagem que Jesus nos apresenta. Ao contrário dos outros evangelhos, João tem apenas sete milagres e os chama de signos ou sinais. Em todos eles o tema fundamental é a vida, o fato de ter sete, o evangelista indica que Jesus é a plenitude de vida.

Hoje nós queremos contemplar o símbolo de Luz, como o texto diz no v.6, nosso encontro iniciou na escuridão, assim João nos quer mostrar que Jesus é a LUZ verdadeira, o verdadeiro cristão é aquele que dá testemunho como João Batista, sendo luz para a família, para a comunidade.

8. A MISSÃO DA SEMANA: João quer que nós discípulos de Jesus, depois de contemplar seus sinais e ouvir seus ensinamentos, acreditemos e permaneçamos firmemente unidos , continuando seu trabalho e permanecendo em seu amor.

Vamos dedicar esta semana a aceitar que todo aquilo que se apresenta no dia a dia, temos que olhar com a fé a ver as situações complicadas com a certeza que DEUS ESTA AI.

9. ORAÇÃO DO ENCERRAMENTO DA PALAVRA: Jesus Mestre, vós dissestes que a vida eterna consiste em conhecer a vós e ao Pai.

Derramai sobre nós, a abundância do Espírito Santo. Que ele nos ilumine, guie e fortaleça no vosso seguimento, porque sois o caminho para o Pai.

Fazei-nos crescer no vosso amor, para que sejamos, como o apóstolo Paulo, testemunhas vivas do vosso Evangelho.

Com Maria, Mãe, Mestra e Rainha dos Apóstolos, guardaremos a vossa Palavra, meditando-a em nosso coração.

Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, tem piedade de nós. Amém.

10. Vamos cada um a pegar nossa vela e pagar a luz do Círio, e vamos a caminhar a te nossa casa procurando que nossa vela não se apagar, assim levaremos a luz de Cristo nas ruas de nossa comunidade.

AVISOS: Eventuais comunicações da comunidade e/ou da paróquia. – LUGAR E DATA O PRÓXIMO CIRCULO BÍBLICO.