Iluminados pelo texto bíblico que apresenta as dificuldades enfrentadas pelo profeta Jonas em seguir a sua missão junto dos pagãos, os sacerdotes, religiosos e religiosas, diáconos, coordenadores de pastorais e movimentos e leigos engajados nas comunidades das paroquias do Vicariato São Lucas, se reuniram em assembleia para avaliar o Plano Pastoral Diocesano 2020 a 2021, e indicar ações que deverão ser colocadas em práticas no próximo ano.
A assembleia que contou com a presença do bispo diocesano de Grajaú, dom Rubival Cabral Britto; do coordenador diocesano de pastoral, padre Sérgio Galina; e da secretária executiva da Pastoral Diocesana, irmã Maria Dalvanira da Fonseca Lima, aconteceu na manhã do sábado (21/11/2020), no Centro Paroquial Dom Emiliano Lonatti, da Paróquia Catedral Nosso Senhor do Bonfim, em Grajaú-MA, com o tema: “Cuidar de Quem Cuida. Por que temos medo de Cuidar e Ser Cuidados?”.
Abrindo os trabalhos Pe. Sérgio, fez uma memória do caminho percorrido desde a chegada do nosso bispo, dom Rubival; a realização da Assembleia Diocesana em 2017; da criação dos vicariatos, transferências e nomeações de párocos; nomeações dos assessores e coordenadores diocesanos das pastorais e movimentos; da Assembleia Diocesana Extraordinária em 2019 e da Assembleia Diocesana que elaborou o Plano de Pastoral 2020 a 2021.
Logo após os participantes foram convidados pelo Vigário Forânico, Pe. Weslly Melo da Silva, para reunir-se e partilhar em pequenos grupos a vivência das prioridades na caminhada pastoral da nossa diocese; em seguida houve uma breve apresentação da conversa partilhadas nos grupos.
Ao final Pe. Weslly lembrou os compromissos assumidos na última Assembleia do Vicariato, que foram interrompidos pela pandemia do novo coronavírus; mas que serão retomados em 2021, a luz das orientações da diocese.
Dom Rubival, falou sobre os desafios que a Igreja Particular de Grajaú terá pela frente por conta da pandemia da Covid-19. O pastor diocesano pediu que que cada discípulo missionário cuide um dos outros; estejam vigilantes para os novos tempos; e que cuidar de quem cuida se tornou uma exigência da missão em tempo de Covid. Por fim agradeceu o empenho, a doação generosa de todas as paroquias, áreas pastorais, missionárias e comunidades, outras instituições da Igreja, Governos, Sociedade Civil e pessoas de boa vontade, na realização e concretização da Campanha “Quem ama cuida. É tempo de cuidar”, que garantiu toneladas de alimentos, roupas, máscaras de proteção, produtos de higiene, que foram entregues pessoalmente pelo bispo aos irmãos indígenas lá em suas aldeias, e os irmãos de muitas comunidades carentes das cidades e dos sertões.
Veja fotos da Assembleia; Clique aqui