Orientações para a festa de Corpus Christi na diocese

BAIXE AQUI O COMUNICADO EM PDF

“Neste tempo, que somos chamados e enviado em missão, para proclamar a Boa Notícia do Reino de Deus, que alimenta a esperança, fortalece a fé, nutri a caridade solidaria para com o outro nosso irmão e irmã, sintamo-nos enviados para proclamar com solene alegria a presença de Jesus Cristo, vivo e atuante, na presença de seu corpo e sangue, na solenidade de Corpus Christi.”, disse o bispo diocesano de Grajaú, Dom Rubival Cabral Britto, no Comunicado Protocolo nº 065/2021 de 01 de junho de 2021, com as orientações pastorais para a Solenidade de Corpus Christi nas paroquias, áreas pastorais, missionárias e comunidades.

Dom Rubival lembrou que as celebrações de Corpus Christi e dos Padroeiros Santo Antônio, Sagrado Coração de Jesus São João Batista, São Pedro e São Paulo, Apóstolos, estão intimamente integradas nas prioridades do Plano de Pastoral Diocesano; e que o Sínodo Amazônico nos faz um forte convite para caminharmos juntos, unidos na mesma mística e na mesma ação evangelizadora, numa pastoral de conjunto, em vista de uma- Igreja em saída, cada vez mais missionária.

Em suas orientações o pastor diocesano pediu que todas as celebrações seguissem os protocolos diocesanos em com acordo com cada realidade municipal; solicitou que a PASCOM Paroquial transmita os acontecimentos através das redes socais; que as paróquias e comunidades, prepare e realize uma Hora de Adoração Eucarística com transmissão pelas redes sociais; que seja feita a transladação do Santíssimo Sacramento, em um bonito carro-andor, pelas ruas da Paróquia, com três Bênçãos Eucarísticas.

“É muito útil que um carro de som acompanhe o translado, com orações e cantos, evitando muitas pregações sem fazer espetacularização. Simplicidade e dignidade sacra. Ao chegar à Igreja, seja dada a Bênção Solene com o Santíssimo Sacramento, pedindo o fim da pandemia, a proteção de todos contra a doença, o contágio, agradecendo a Deus o DOM da Santíssima Eucaristia.”, orientou.

O bispo orientou ainda que na hora da transladação ou em outro momento, se promovesse uma coleta de alimentos não-perecíveis e cobertores para idosos das aldeias de nosso território diocesano, que precisam para suportar o frio no interior de algumas aldeias. Em particular recomendou que na paróquia da Catedral Diocesana realizasse uma parada na Aldeia Morro Branco, “…nossos parentes Guajajara vão acolher e homenagear Nosso Senhor no Santíssimo Sacramento.”, explicou.

Leia na íntegra o Comunicado


Protocolo nº 065/2021.
Grajaú, 01 de junho de 2021.
Festa de São Justino, Mártir.

Neste tempo, que somos chamados e enviado em missão, para proclamar a Boa Notícia do Reino de Deus, que alimenta a esperança, fortalece a fé, nutri a caridade solidaria para com o outro nosso irmão e irmã, sintamo-nos enviados para proclamar com solene alegria a presença de Jesus Cristo, vivo e atuante, na presença de seu corpo e sangue, na solenidade de Corpus Christi. Uma jornada de fé e de testemunho pela vida tão ameaçada e agredida de diversas formas em nossa realidade brasileira. O Senhor caminha conosco: Ele perecesse até o fim. Com Ele, o Senhor, vamos continuar firmes para ver acontecer entre nós os sinais da presença do Reino essenciais para viver a alegria da salvação nesta terra a caminho da eternidade.

Iniciando o mês junino tão significativo para nossa vida, rica de significado em nossa fé e cultura popular. Vamos celebrar os sublimes mistérios do Senhor nas festas de Corpus Christi e nas comemorações dos Padroeiros deste mês, com a mesma solenidade de sempre, convido a todos a elevarmos a Deus nossos louvores, nas possibilidades que a situação atual nos permite, cuidando dos protocolos existentes em cada realidade e promovendo a evangelização.

As celebrações de Corpus Christi e dos Padroeiros Santo Antônio, Sagrado Coração de Jesus São João Batista, São Pedro e São Paulo, Apóstolos, estão intimamente integradas nas prioridades do nosso Plano de Pastoral que estamos vivenciando na Diocese de Grajaú, porquanto, a Eucaristia é sinal realizador da unidade, da partilha, da comunhão e da missão, e, os gloriosos Padroeiros das Comunidades Eclesiais Missionárias que festejaremos.

O Sínodo Amazônico nos faz um forte convite para caminharmos juntos, unidos na mesma mística e na mesma ação evangelizadora, numa pastoral de conjunto, em vista de uma- Igreja em saída, cada vez mais missionária. Seja esse o nosso exercício eclesial de cada dia.

Ofereço-lhes, a seguir, algumas orientações pastorais:

SOLENIDADE DE CORPUS CHRISTI – DIA 03 DE JUNHO DE 2021.

1. A Solenidade de Corpus Christi ocupa lugar importantíssimo no calendário litúrgico e em nossos corações. Ela recorda, nos faz revisitar o mistério da Quinta-Feira-Santa, quando o Senhor tomou o pão e repartiu-o aos discípulos, dizendo: “Tomai e comei, isto é meu corpo dado por vós” e apresentou o cálice, e disse: “tomai e bebei, este é o cálice do meu sangue, da nova e eterna aliança … “. Desde então os cristãos celebram a Eucaristia, Palavra e Pão, como ponto central de sua relação com o Senhor Ressuscitado que quis, por seu amor incondicional e ilimitado, ficar conosco como afirmou: “Eis que estarei convosco, todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28,20) e continua a nós enviar em missão: “Ide e fazei discípulos meus entre todas as nações” (Mt 28, 19);

2. Todas as celebrações seguindo sempre os protocolos diocesanos em com acordo com cada realidade municipal, onde estamos inseridos; solicitamos a PASCOM Paroquial que transmitida os acontecimentos de nossa fé, através das redes socais, para que os fiéis acompanhem de acordo com suas possibilidades;

3. Cada Paróquia, Comunidade, prepare dignamente e realize uma Hora de Adoração Eucarística a ser também transmitida pelas redes sociais;

4. Seja feita, na medida do possível, a transladação do Santíssimo Sacramento, em um bonito carro-andor, pelas ruas da Paróquia, com três Bênçãos Eucarísticas. No carro andor deve haver apenas o Presbítero ou Diácono, respeitando o distanciamento regular e uso de máscaras. É muito útil que um carro de som acompanhe o translado, com orações e cantos, evitando muitas pregações sem fazer espetacularização. Simplicidade e dignidade sacra. Ao chegar à Igreja, seja dada a Bênção Solene com o Santíssimo Sacramento, pedindo o fim da pandemia, a proteção de todos contra a doença, o contágio, agradecendo a Deus o DOM da Santíssima Eucaristia.

5. Peço que realize, neste dia, na hora da transladação ou em outro momento, uma coleta de alimentos não-perecíveis e cobertores para idosos de nossas aldeias que precisam para suportar o frio no interior de algumas aldeias de nosso território diocesano. Posteriormente, comunicando vermos como recolher a solidariedade deste dia bonito de celebração de nossa fé.

6. Na Catedral Diocesana conforme recomendamos, não pode faltar uma parada na Aldeia Morro Branco, onde os nossos parentes Guajajara vão acolher e homenagear Nosso Senhor no Santíssimo Sacramento.

A todos, envio a bênção, e votos de feliz a abençoada Solenidade e festas juninas sob o olhar paternal do Glorioso São José, nosso Padroeira Diocesano.

Fraternalmente.

 

Dom Frei Rubival Cabral Britto, OFMCap.

Bispo Diocesano

 

 

Notícias recomendadas

Comentários

Publicidadespot_img

MAIS LIDAS