Encontro vocacional com adolescente da Paróquia São Pio Pietrelcina

Ir. Maria Bertila Teixeira, RSA

Aconteceu na Paróquia São Pio Pietrelcina, Itaipava de Grajaú, no dia 05 de junho de 2021, das 09h30 às 10h40, um Encontro Vocacional das Irmãs dos Santos Anjos, Adiles e Bertila com adolescentes que se preparam para o Sacramento da Crisma.

O primeiro objetivo da ida das irmãs era se encontrarem com um grupo de sete meninas, que há alguns meses vem sendo acompanhadas pela irmã Adiles, via WhatsApp. Mas, ao final da missa das 08h30, o pároco Padre Getúlio pediu que as irmãs tivessem um encontro com os catequizandos. Foi uma boa inspiração!

A partir do texto do evangelho de São Mateus, capítulo 4, versículos 18 a 22, o ambiente foi preparado com toalhas coloridas, a bíblia, vela e as palavras: VOCAÇÃO, CHAMADO, ESCUTA, RESPOSTA.

As irmãs refletiram com o grupo que Deus tem uma vocação para cada pessoa. É importante saber para qual vocação Deus está me chamando para eu ser pessoa feliz e realizada. Ensinaram a se perguntarem, na oração: Senhor, qual vocação o Senhor tem para mim? Falaram das diversas vocações, dialogando com o grupo a partir das palavras acima citadas.

A conversa se deu de forma simples, solicitando sempre o envolvimento dos adolescentes. Ao final do encontro, foi dito que, se alguém quisesse um acompanhamento para orientação vocacional, permanecesse mais um instante. Nove meninas ficaram; a essas, as irmãs esclarecerem sobre o processo da descoberta vocacional. As adolescentes preencheram uma ficha para serem acompanhadas no processo de discernimento.

Parabenizamos ao Padre Getúlio pela iniciativa e pelo incentivo às vocações! Agradecemos a ele a acolhida e o pedido para que retornemos e façamos também esse trabalho em outras comunidades da paróquia.

Que o Senhor do chamado, faça frutificar esse trabalho e desperte em todas as paróquias de nossa Diocese a importância de se organizar o Serviço de Animação Vocacional (SAV). Sabemos que as vocações existem, mas precisam ser despertadas, pois “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos” (Lc 10,2b).