Círculo Bíblico – 59

BAIXE O CÍRCULO BÍBLICO – 59 EM PDF

João 6,60-69

1- PREPARAÇÃO DO AMBIENTE: Bíblia, vela, flores, se tiver um cartaz ou quadro de Jesus com seus discípulos.

2- ACOLHIDA. A Acolhida deve ser sempre alegre, com atenção especial a quem está vindo a primeira vez.

3- ORAÇÃO INICIAL: Canto: Jesus Cristo é o Senhor, o Senhor, o Senhor! Jesus Cristo é o Senhor. Da minha vida ele é o Senhor, da minha vida ele é o Senhor, da minha vida ele é o Senhor! Glória a ti, Senhor!

Oremos: Vem, Espírito de Jesus! Coloca nossa vida nas pegadas do Filho Jesus. Ensina-nos a conhece-Lo internamente e, para isto, unge-nos, consagra-nos e envia-nos. Amém.

4- ENTRONIZAÇÃO DA PALAVRA: Canto: Eu quero entender melhor, tua Palavra, tua Palavra, tua Palavra de amor! (bis)

5- BUSCANDO O TEXTO – João 6,60-69: Ler diversas vezes até que todas as pessoas acompanhem e escutem com atenção. Embora tenham bíblias com traduções diferentes a mensagem não muda. Deus nos fala. Vamos ouvir! O que diz o texto? O que diz o texto para mim, para minha comunidade?

6- COMPREENDER O TEXTO: Vamos ler novamente o texto. Jo 6,60-69.

Muitas pessoas querem conhecer Jesus e ouvir o que ele tem para dizer, mas não querem escutar tudo, apenas alguns pontos que lhes interessam para a satisfação dos seus desejos e necessidades. Quando essas pessoas ouvem tudo o que Jesus tem para dizer, se escandalizam, afastam-se dele e não querem mais segui-lo. De fato, é muito fácil dizer que Jesus tem palavras muito bonitas, mas nem sempre é fácil aceitar as exigências do Evangelho.

Porém, não podemos nos esquecer que somente Jesus tem palavras de vida eterna, e que só consegue ouvir de fato as palavras de vida eterna quem crê firmemente que ele é o Santo de Deus e busca imitá-lo verdadeiramente na busca da santidade.

Terminando, a questão posta aos Doze no evangelho de hoje: “Vocês também querem ir embora”? (Jo 6,67), à qual Simão Pedro respondeu: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna” (Jo 6,68) Essa palavra é dita para nós agora. E não basta responder com uma frase já pronta que seja parecida à de Pedro.

Porque aceitar seguir o caminho com Cristo, comer a sua carne e beber o seu sangue, isto é, comungar, nos compromete em nos deixarmos transformar para nos tornarmos com ele transformadores do mundo.

Nós comungamos tantas vezes o Corpo do Senhor. Estamos dispostos a segui-Lo, isto é, a fazer o que ele fez, socorrer os pobres e necessitados?

7- MISSÃO DA SEMANA: Até o nosso próximo Círculo Bíblico vamos descobrir se em nossa comunidade tem alguém necessitando de uma visita, de uma palavra de consolo, de orientação pera resolver alguma situação em sua vida e, se há alguma demanda que o grupo precisa ajudar. Quem descobrir, partilha com o grupo e decidem juntos o que podem fazer.

8- ORAÇÃO pelas Vocações

Dirigente convida para rezarem juntos (as), pedindo vocações para a Igreja.

Jesus, Mestre divino, que chamastes os Apóstolos a vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos pelas nossas famílias, pelas nossas escolas, pelas nossas comunidades e continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. Dai coragem às pessoas enviadas. Dai força para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas para o bem do Povo de Deus e de toda a humanidade. Amém.

9- COMUNICADOS: Acontecimentos da paróquia e da comunidade. Combinar o local do próximo Círculo Bíblico.