Círculo Bíblico – 60

0
1136

BAIXE O CÍRCULO BÍBLICO – 60 EM PDF


Mc 7,1-8.14-15.21-23

1- PREPARAÇÃO DO AMBIENTE: Bíblia, vela, flores, dois corações recortados em papel dupla face.

2- ACOLHIDA. A Acolhida deve ser sempre alegre, com atenção especial a quem está vindo a primeira vez.

3- ORAÇÃO INICIAL: Pedir que as pessoas falem o que hoje mancha nossa sociedade. Alguém escreve em um dos corações. Agora, as pessoas falem o que sai do coração humano que torna as pessoas felizes e faz acontecer uma sociedade onde todos são iguais. Alguém escreve no outro coração. Colocar os corações junto aos outros símbolos.

Oremos: Dirigente: Vem, Espírito Santo de Luz! Ilumina, esclarece, conscientiza, faze-nos penetrar no interior das coisas, por detrás das aparências. Sem a tua presença, tudo é sem sentido e a história sem rumo.

Todos/as: QUE EM TUA LUZ, VEJAMOS A LUZ.

Dirigente: Vem, Espírito transformador! Desperta, dinamiza, multiplica as energias do teu povo! Sem a tua força, tudo fica parado, estagnado, desintegrado.

Todos/as: VEM! TRANSFORMA A FACE DA TERRA!

4- ENTRONIZAÇÃO DA PALAVRA: Canto: envia, Tua Palavra, Palavra de Salvação! Que vem trazer esperança. Aos pobres libertação! (bis)

5- BUSCANDO O TEXTO – Mc 7,1-8.14-15.21-23: Ler diversas vezes até que todas as pessoas acompanhem e escutem com atenção. Embora tenham bíblias com traduções diferentes a mensagem não muda. Deus nos fala.

Dirigente: Vamos ouvir! O que diz o texto? O que diz o texto para mim, para minha comunidade?

6- COMPREENDER O TEXTO: Vamos ler novamente o texto. – Mc 7,1-8.14-15.21-23. A novidade que traz Jesus. Neste domingo lemos o texto do Evangelho de Marcos que nos apresenta as práticas de Jesus de Nazaré. Podemos perguntar-nos: qual é o significado deste texto para as primeiras comunidades? Por que os Evangelistas marcam essa clara diferença entre as tradições antigas e a novidade da mensagem de Jesus.

Jesus vem nos conscientizar de que é do interior do nosso coração que saem nossas ações boas ou más. Os desejos que tenho no meu coração é que revelam quem eu sou. O Evangelho nos conta que os opositores de Jesus os fariseus e os doutores da Lei todo o tempo acompanhavam Jesus na sua missão, não para aprender os ensinamentos de Jesus, mas para apanhá-Lo em alguma irregularidade e descumprimento da lei. Ficavam presos à lei antiga e não atualizavam sua prática, não se davam conta que Jesus abolia tudo o que sacrificava a vida, que não eram de acordo com os mandamentos de Deus que defendem a vida. Vamos recordar: em nosso país, os que elaboram as leis, sejam a nível federal, estadual, municipal; fazem as leis para favorecerem a quem? Os interesses de quem, estão por trás das leis? Por isso que Jesus fala que não é o exterior que torna a pessoa impura, mas o que sai de dentro, do coração. Nosso coração é a sede do bem ou do mal que praticamos. Externalizamos em nossas ações, atitudes, o que temos dentro do coração. Vamos pensar um pouco! O que guardo no meu coração: raiva, rancor, desejos de praticar o mal? Ou amor, solidariedade, amizade, compaixão?

Peçamos a Jesus que nos dê um coração puro, isto é, um coração que saiba amar e respeitar.

7- MISSÃO DA SEMANA: Até o nosso próximo Círculo Bíblico vamos descobrir se tem pessoas na comunidade que ainda não recebeu os sacramentos, não tiveram catequese e vamos conversar com elas sobre Jesus e motivá-las a participar da vida da comunidade.

8- ORAÇÃO pelas Vocações (Nesse mês de agosto vamos sempre rezar pelas vocações.)

Dirigente convida para rezarem juntos (as), pedindo vocações para a Igreja.

Jesus, Mestre divino, que chamastes os Apóstolos a vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos pelas nossas famílias, pelas nossas escolas, pelas nossas comunidades e continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. Dai coragem às pessoas convidadas. Dai força para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas para o bem do Povo de Deus e de toda a humanidade. Amém.

9- COMUNICADOS: Acontecimentos da paróquia e da comunidade. Combinar o local do próximo Círculo Bíblico.