Diocese de Grajaú lança Projeto de Formação Discípulos Missionários em Tempo de Pandemia: “Quem Ama Cuida”

MAIS NOTÍCIAS

“hoje concluímos um processo, um caminho sinodal com o clero; trabalhamos no caminho da escuta, envolvimento e sugestões para construir este processo que começou desde o início da Covid-19, e que nestes últimos 15 dias, intensificamos com os encontros nos Vicariatos, com a reuniões do Comitê Diocesano em tempo de Pandemia, e com assessoria de especialistas de diversas áreas”, disse o bispo diocesano de Grajaú, Dom Frei Rubival Cabral Britto, ao explicar o Projeto de Formação Discípulos Missionários em Tempo de Pandemia: “Quem Ama Cuida”.

Dom Rubival esteve reunido com o clero diocesano na terça-feira (14/07) no Centro de Pastoral em Barra do Corda para fazer memoria da caminhada, discutir as sugestões e propostas apresentadas nas reuniões dos vicariatos da Diocese e do comitê diocesano para tempo de pandemia,  refletir sobre a reabertura gradual das missas e atividades pastorais com a presença dos fiéis na Diocese de Grajaú.

O novo decreto diocesano com as normas e orientações, segue as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), do Governo do Estado do Maranhão, e governos municipais.

O processo a ser percorrido, seguirá algumas etapas, iniciando dia 15 de julho até o final do mês de dezembro de 2020. Neste mês de julho será vivenciado a pedagogia do processo, dedicado a preparar os espaços para realização das missas e reuniões. Em agosto será o tempo para formação dos discípulos missionários, e no dia 31 de agosto, acontecerá a Missa Crismal, a tradicional e conhecida missa dos Santos Óleos.

Com a participação de 30 por cento dos fiéis, iniciará no 01 de setembro, a missa na Igreja Matriz das paróquias e áreas pastorais; com celebrações para as pastorais, grupos, movimentos e comunidades. Sobre as Exéquias, fica proibido por tempo indeterminado caixão na Igreja, podendo ser feita em casa, lugares apropriados ou capela do cemitério.

No dia 01 de outubro, as celebrações poderão ter 50% da capacidade de fiéis; haverá a retomada de batismos, casamentos e crismas; já a realização de procissões e festejos sociais não poderão acontecer.

De 13 a 21 de novembro de 2020 acontecerá as assembleias dos Vicariatos São João, São Marços, São Mateus e São Lucas. As assembleias paroquiais e das áreas pastorais serão de 01 a 15 de dezembro de 2020.

Para o pastor diocesano, existe um caminho a ser percorrido com grandes desafios, que exigirá de todos, espírito de parceria, partilha, escuta, discernimento, avanços e retrocessos, se for necessário. “Não temos receitas prontas, queremos caminhar como discípulos missionários”, lembrou.

 

ASSISTA O VÍDEO DE DOM RUBIVAL:

 

SAIBA DAS ETAPAS E DATAS DO PROCESSO A SER PERCORRIDO: 

1ª ETAPA: Pedagogia do Processo: CUIDAR em tempo de Pandemia, com o lema: Você escolhe e depois acolhe.

Data: 14 a 31 de julho de 2020:

O que fazer?

Preparar os espaços: Igreja, personalizar os acentos (indicativo);

Limpeza e higienização da sacristia, banheiros, salão paroquial e secretaria paroquial; providenciar lavabos, totem de álcool em gel, organizar áreas para celebrações ao ar livre.

 

2ª ETAPA: Formação dos Discípulos Missionários

Data: 01 a 30 de agosto de 2020

O que fazer?

Formação, Conscientização, Rotinas, Valores com todos os envolvidos no processo.

 

Missa Crismal – Unidade (Missa dos Santos Óleos)

Data: 31 de agosto de 2020

Local: Paróquia Santa Cruz em Barra do Corda-MA.

Como vai ser?

09h – Tempo de espiritualidade;

10h30 – Eucaristia, logo após almoço.

 

3ª ETAPA: Reabertura gradual da missa com o povo na Igreja Matriz (com 30% de participação)

Data: 01 de setembro de 2020:

Como vai ser?

Celebrações com pastorais, grupos, movimentos e comunidades.

Exéquias: Por tempo indeterminado ficando proibido caixão na Igreja. Poder ser feita em casa, lugares apropriados ou capela do cemitério.

 

4ª ETAPA: Reabertura com 50% de participação dos fiéis

Data: 01 de outubro a 31 de dezembro 2020

O que fazer?

Batismo, Casamento, Crisma;

Reabertura nas comunidades;

Reuniões das pastorais, movimentos e grupos;

Não haverá procissões e festejo social.

 

5ª ETAPA: Realização da Assembleias dos Vicariatos

Data: 13 a 21 de novembro de 2020

Como vai ser?

13 de novembro – Vicariato São João

14 de novembro – Vicariato São Marços

20 de novembro – Vicariato São Mateus

21 de novembro – Vicariato São Lucas

 

6ª ETAPA: Realização da Assembleias nas Paroquias e Áreas Pastorais

Data: 01 a 15 de dezembro de 2020

O que fazer?

Os relatórios das assembleias serão enviados para o Secretariado de Pastoral Diocesano até dia 18 de dezembro de 2020.

 

1ª ETAPA: Envio do Cronograma Diocesano

Data: Até 23 de dezembro de 2020

 

 

Notícias recomendadas

Comentários

Publicidade

MAIS LIDAS

Círculo Bíblico – 04

BAIXE O CÍRCULO BÍBLICO - 04 EM PDF Esta passagem de Mateus 13, 24-30, nos fala de bom grão e de joio. Seja na sociedade,...

Paróquia São Francisco e São José Operário | Presidente Dutra, São José

Padroeiro: São Francisco e São José Operário Endereço: Rua Frei Renato, s/nº, Bairro São José CEP: 65-760-000 - Presidente Dutra-MA Fone: (99) 3663-3683 E-mail: [email protected]   Filhos da Caridade Canossianos...

Mensagem da Rede Brasileira de Justiça e Paz denuncia lógica cruel no Brasil

Ao final do Encontro Nacional ente as Comissões Justiça e Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Comissão Justiça, Paz...
X