Círculo Bíblico – 58

BAIXE O CÍRCULO BÍBLICO – 58 EM PDF

Lucas 1,39-56

1- PREPARAÇÃO DO AMBIENTE: Bíblia, vela, flores, um caminho com uma estampa ou imagem de Maria, figuras de grupos de pessoas, em situação de pobreza.

2- ACOLHIDA. A Acolhida deve ser sempre alegre, com atenção especial a quem está vindo a primeira vez.

3- ORAÇÃO INICIAL: Canto de Nossa Senhora, conhecido do grupo

Oremos – Dirigente: Senhor nosso Deus, concedei-nos sempre saúde de alma e corpo, e fazei que, pela intercessão da Virgem Maria, libertos das tristezas presentes, gozemos as alegrias eternas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

4- ENTRONIZAÇÃO DA PALAVRA: Canto: A nós descei, Divina Luz! Em nossas almas acendei, o amor, o amor de Jesus. (bis)

5- BUSCANDO O TEXTO – Lucas 1,39-56: Ler diversas vezes até que todas as pessoas acompanhem e escutem com atenção. Embora tenham bíblias com traduções diferentes a mensagem não muda. Deus nos fala. Vamos ouvir! O que diz o texto? O que diz o texto para mim, para minha comunidade?

6- COMPREENDER O TEXTO: Vamos ler novamente o texto. Lc 1,39-56.

Hoje contemplamos a Visita de Maria a sua prima Isabel. Logo que o Anjo Gabriel lhe comunicou que ele tinha sido escolhida por Deus Pai para ser Mãe do seu Filho e que sua prima Isabel tinha recebido também o dom da maternidade, Maria caminha decididamente para a casa de sua prima, para compartilhar com ela a alegria de terem sido agraciadas para serem mãe, e para ajudar Isabel. A Mãe de Deus, que leva Jesus no seu ventre é causa de alegria. A saudação de Maria provoca que o menino, que Isabel leva no seu ventre, pule de entusiasmo dentro das entranhas de sua mãe. Vamos imaginar esse Encontro de duas mulheres grávidas! Uma idosa, a outra muito jovem! As duas estavam cheias do Espírito Santo. Acreditaram!

Isabel, logo reconhece a Ação do Espírito em Maria e diz: “Você é bendita entre as mulheres e bendito é o fruto do seu ventre”! (V.42b), Maria não se intimida, não arranja desculpas; se reconhece agraciada e proclama: “Minha alma exalta o Senhor e meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador”. (Vs. 46-47). O evangelista Lucas nos conta que Maria ficou três meses com Isabel. Vamos conversar um pouco! O que será que as duas faziam juntas? O que será que conversavam? Maria, grávida, muito jovem; Isabel, grávida, idosa. Será que rezavam juntas, confeccionavam as roupinhas para os bebês?

Hoje, em nossas famílias, como reagimos quando temos notícia de que alguém está grávida, rezamos pedindo a Deus para que a gestação seja tranquila, que a mamãe gestante tenha saúde e acolha a criança com carinho e alegria?

Rezamos para que nasça uma criança saudável e cresça uma pessoa do bem como João Batista, como Jesus? Temos a preocupação de levar a criança a participar da Igreja, da Comunidade desde pequena para que aprenda a amar a Deus, a gostar das coisas de Deus?

É importante dar um tempo para conversar.

7- MISSÃO DA SEMANA: Até o nosso próximo Círculo Bíblico vamos descobrir se tem alguma mulher grávida em nossa família, na vizinhança ou até mais longe e vamos procurar saber se está precisando de alguma coisa. Vamos partilhar o que descobrimos e como poderemos ajudar.

8- ORAÇÃO – Se possível todo o grupo rezar.

“A minha alma engrandece o Senhor, e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador, pois, ele viu a pequenez de sua serva, eis que agora as gerações hão de chamar-me de bendita. O Poderoso fez por mim maravilhas e Santo é o seu nome! Seu amor, de geração em geração, chega a todos que o respeitam. Demonstrou o poder de seu braço, dispersou os orgulhosos. Derrubou os poderosos de seus tronos e os humildes exaltou. De bens saciou os famintos despediu, sem nada, os ricos. Acolheu Israel, seu servidor, fiel ao seu amor, como havia prometido aos nossos pais, em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre”.

9- COMUNICADOS: Acontecimentos da paróquia e da comunidade. Combinar o local do próximo Círculo Bíblico.