Conselho Episcopal Pastoral e Grupo de Assessores da CNBB se reúnem virtualmente nesta semana; olhares já se voltam para 2022

O Grupo de Assessores (GA) e o Conselho Episcopal Pastoral (Consep) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizarão reuniões online na próxima terça-feira e quarta-feira, 21 e 22 de setembro, respectivamente. Entre os vários assuntos da pauta, os olhares já começarão a se voltar para o ano de 2022, segundo o subsecretário adjunto de pastoral, padre Marcus Barbosa.

Padre Marcus Barbosa, secretário adjunto de pastoral da CNBB

Temáticas como a realização da próxima Assembleia Geral da CNBB (AGCNBB); o desafio de um ano de eleições; e o comprometimento com a Campanha da Fraternidade sobre Educação, por exemplo, serão debatidos.

“Não cansamos de repetir que, mesmo com a realidade dura da pandemia, muito se tem feito ( e bem feito!) na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Em nosso chão, a Igreja vive a sua missão de evangelizar, como mãe, mestra e servidora”, apontou o padre Marcus.

“Avancemos, como dizia nosso amado Dom Paulo Arns de esperança em esperança, com coragem e alegria!”, finalizou padre Marcus.

Consep

A reunião do Conselho Episcopal Pastoral ocorre na próxima quarta-feira, 22, em duas sessões, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Estarão reunidos, de forma online, os membros da Presidência da CNBB e os presidentes das Comissões Episcopais Pastorais, além de assessores e outros convidados.

O Consep também vai ser ocasião para tratar da Assembleia Eclesial; Campanha para a Evangelização 2021 (detalhes e coleta); as ressonâncias do encontro promovido com os parlamentares católicos; Mês da Bíblia; Sínodo 2023 (documento preparatório e abertura nas dioceses), entre outros assuntos.

Grupos de Assessores (GA)

Já a reunião do Grupo de Assessores (GA) acontece nesta terça-feira, 21 de setembro, de 9h às 12h. Na ocasião, os assessores irão tratar sobre a próxima Assembleia Geral da CNBB e falar sobre os encaminhamentos do Sínodo dos Bispos 2023. Também uma partilha sobre o atual momento cultural e eclesial e, ainda, uma reflexão sobre as eleições 2022 estão previstas.