Círculo Bíblico – 78

BAIXE O CÍRCULO BÍBLICO – 78 EM PDF


Lc. 6, 27-38( ANO C) – encontro dia 16/02/2022

1- PREPARAÇÃO DO AMBIENTE: Bíblia, vela. UMA FITA MÉTRICA.

2- ACOLHIDA: A Acolhida deve ser sempre alegre, com atenção especial a quem está vindo a primeira vez.

3- ORAÇÃO INICIAL: Canto conhecido do grupo.

Oração do Sínodo.

Eis-nos aqui, diante de Vós, Espírito Santo! Eis-nos aqui, reunidos em vosso nome! Só a Vós temos por Guia: vinde a nós, ficai conosco, e dignai-vos habitar em nossos corações.

Ensinai-nos o rumo a seguir e como caminhar juntos até à meta. Nós somos débeis e pecadores: não permitais que sejamos causadores da desordem; que a ignorância não nos desvie do caminho, nem as simpatias humanas ou o preconceito nos tornem parciais.

Que sejamos um em Vós, caminhando juntos para a vida eterna, sem jamais nos afastarmos da verdade e da justiça.

Nós vo-lo pedimos a Vós, que agis sempre em toda a parte, em comunhão com o Pai e o Filho, pelos séculos dos séculos. Amém!

4- ENTRONIZAÇÃO DA PALAVRA: Canto.

5- BUSCANDO O TEXTO: Lucas 6,27-38 Ler diversas vezes até que todas as pessoas acompanhem e escutem com atenção. Embora tenham bíblias com traduções diferentes a mensagem não muda. Deus nos fala. Vamos ouvir! O que diz o texto? O que diz o texto para mim, para minha comunidade

6- COMPREENDER O TEXTO: continuamos com o estilo de vida proposto pelo Jesus para os seus seguidores, já o domingo passado nos diz, que nosso estilo de vida soma as bem- aventuranças, agora nos está ainda formando o estilo de vida dos cristãos e nos diz “ Amai os vossos inimigos, quem vos odeiam, vos amaldiçoam, caluniam, bofeteiam, Amai-vos”. o que pensa destas palavras? compartilha o que você sente ao ouvir estas expressões?

O amor não é sentimento, é ação, nasce da fonte da humanidade, nasce do amor a Deus, ninguém poderia fazer ações tão extraordinárias se não amasse. Pense nos santos que por amor a Cristo foram tratados com muito sofrimento, perseguição, as mesmas que hoje nos mostra o Evangelho: calunias, maldições. O amor é o combate ao egoísmo. É fazer o bem só com a finalidade de fazer o bem, sem esperar nada como recompensa.

O Evangelho nos mostrar o combate na sociedade hoje, onde todos lutam com os individualismos, o que e bem só para si, os meus direitos, até passar à cima do irmão. Eu faço o que eu quero, o que me dá prazer; é a sociedade do descartável! Temos tantas pessoas doentes, deprimidas, estressada. Tantas situações de sofrimentos presentes na comunidade, nas famílias, na nossa sociedade. Para você o que e a depressão?

O amor é usado pelo prazer de satisfações egoístas, mas a gente fica sempre insatisfeita não é feliz, não vivemos aa bem-aventuranças ao estilo de Jesus.

Os gregos aplicaram uma palavra chamada “AGAPE”, é uma expressão para definir amor só pelo amor, para se doar, é amar o inimigo, amar mesmo quem nos faz o mal. É o Amor – Ágape!

O Evangelho nos faz a última exortação no final da leitura, “Porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos”. Ponhamos nossa atenção no centímetro, na medida. Nos perguntemos: quando doamos algo, porque fazes isso? Qual é a nossa intenção? Por que, às vezes, fico bravo se ninguém me agradece?

Lembra o Evangelho do domingo passado “BEM AVENTURADOS SEREIS QUANDO OS HOMENS VOS ODEAREM, VOS EXPULSAREM, VOS INSULTAREM E AMALDIÇOAREM….”. Hoje o Evangelho nos diz “AMAI OS VOS ODIAM, AMALDIÇOAM, CALUNIAM”. É o estilo de vida que Jesus convida todos nós. Já não é a lei “‘olho por olho, e dente por dente’ (Levítico 24:20), Cristo nos traz a lei do Amor doação.

7- MISSÃO DA SEMANA: Vamos pedir Senhor mais fé, somos fracos, precisamos de força do Espirito Santo, para nos ajudar. CREIO SENHOR, MAS AUMENTA MINHA FÉ.

8- ORAÇÃO PARA ENCERRAMENTO: “Vinde, Espírito Santo! Enchei os corações dos Vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Deus, que instruístes os corações dos Vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo, Espírito e gozemos sempre da Sua consolação”.

9- COMUNICADOS: Acontecimentos da paróquia e da comunidade. Combinar o local do próximo Círculo Bíblico.

 

 

Notícias recomendadas

Comentários

Publicidadespot_img

MAIS LIDAS