Círculo Bíblico – 73

BAIXE O CÍRCULO BÍBLICO – 73 EM PDF

Lucas 2, 1-14 ( NOITE DE NATAL ANO C) – encontro dia 22/12/2021

1- PREPARAÇÃO DO AMBIENTE: Bíblia, vela, um presépio ou um Jesus menino (estatuínha ou desenhado).

2- ACOLHIDA. A acolhida deve ser sempre alegre, com atenção especial a quem está vindo a primeira vez.

3- ORAÇÃO INICIAL: Canto conhecido do grupo.

Oração do Sínodo.

Eis-nos aqui, diante de Vós, Espírito Santo! Eis-nos aqui, reunidos em vosso nome! Só a Vós temos por Guia: vinde a nós, ficai conosco, e dignai-vos habitar em nossos corações.

Ensinai-nos o rumo a seguir e como caminhar juntos até à meta. Nós somos débeis e pecadores: não permitais que sejamos causadores da desordem; que a ignorância não nos desvie do caminho, nem as simpatias humanas ou o preconceito nos tornem parciais.

Que sejamos um em Vós, caminhando juntos para a vida eterna, sem jamais nos afastarmos da verdade e da justiça.

Nós vo-lo pedimos a Vós, que agis sempre em toda a parte, em comunhão com o Pai e o Filho, pelos séculos dos séculos. Amém!

4- ENTRONIZAÇÃO DA PALAVRA – Canto: Da cepa brotou a rama.

5- BUSCANDO O TEXTO – Lucas 2,1-14. Ler diversas vezes até que todas as pessoas acompanhem e escutem com atenção. Embora tenham bíblias com traduções diferentes a mensagem não muda. Deus nos fala. Vamos ouvir!

O que diz o texto? O que diz o texto para mim, para minha comunidade?

6- COMPREENDER O TEXTO: Vamos ler novamente o texto. Lucas 2,1-14. Lucas é o evangelista mais preocupado com as referências históricas… O seu Evangelho está cheio de indicações que procuram situar com precisão os acontecimentos.

– A primeira indicação importante vem da referência a Belém como o lugar do nascimento de Jesus… É uma indicação mais teológica do que geográfica: o objetivo do autor é sugerir que este Jesus é o Messias, da descendência de David (a família de David era natural de Belém), anunciado pelos profetas (cf. Miq 5,1).

– Uma segunda indicação importante resulta do “quadro” do nascimento. Lucas descreve com algum pormenor a pobreza e a simplicidade que rodeiam a vinda ao mundo do libertador dos homens: a falta de lugar na hospedaria, a manjedoura dos animais como berço, os panos improvisados que envolvem o bebé, a visita dos pastores… É na pobreza, na simplicidade, na fragilidade, que Deus Se manifesta aos homens e lhes oferece a salvação.

– Uma terceira indicação é dada pela referência às “testemunhas” do nascimento: os pastores. Trata-se de gente considerada rude, violenta, marginal. Ora, Lucas coloca, precisamente, esses marginais como as “testemunhas” que acolhem Jesus. O evangelista sugere, desta forma, que é para estes pecadores e marginalizados que Jesus vem;

– Uma quarta indicação aparece nos títulos dados a Jesus pelos anjos que anunciam o nascimento: Ele é “o salvador, Cristo Senhor”. O título “salvador” era usado, na época de Lucas, para designar o imperador ou os deuses pagãos; Lucas, ao chamar Jesus desta forma, apresenta-O como a única alternativa possível a todos os absolutos que o homem cria… O título “Cristo” equivale a “Messias”: aplicava-se, no judaísmo do séc. I, a um rei da descendência de David, que viria restaurar o reino ideal de justiça e de paz da época de Davi; dessa forma, Lucas sugere que o “menino de Belém” é esse rei esperado. O título “Senhor” expressa o carácter transcendente da pessoa de Jesus e o seu domínio sobre a humanidade. Com estes três títulos, Lucas apresenta Jesus aos homens e define o seu papel e a sua missão.

– Durante as férias de Natal, há um texto que se ouve repetidamente na liturgia: “A Palavra era a verdadeira luz, que ilumina cada homem… Ele veio à sua casa, e os seus não o receberam.” Todos? Não estamos abandonando quem quer estar mais presente em nossa vida?

7- MISSÃO DA SEMANA: Viva a Eucaristia destes dias de Natal como a experiência que alimenta a sua fé neste momento procure ter um sorriso, confiança e ternura para quem vem até você. Que eles descubram em você que o
Salvador nasceu, mais do que por suas palavras, por sua vida.

8- ORAÇÃO PARA ENCERRAMENTO:

Divino presente… deixe-me ficar um pouco na sua companhia e permita-me olhar para você e vê-lo.

Está com frio? Como posso mitigar esse sofrimento? Você quer que eu o agasalhe? Está rindo? Você duvida do que eu lhe digo?

Meu filho, eu digo de verdade que nunca me separarei de você e suas alegrias serão minhas alegrias e suas tristezas serão minhas.

Quer me dizer algo? Se eu não o entender, fale mais alto. Quer se mover? Você está vindo para mim? Mas eu não sei o que lhe dizer! Deixe que me ajoelhe aos seus pés, e quando eu estiver purificado, venha. Mas sem você, como me purifico?

9- COMUNICADOS: Acontecimentos da paróquia e da comunidade. Combinar o local do próximo Círculo Bíblico.