NOTA DE REPÚDIO: Diocese de Grajaú repudia ato de violência contra a família de Rodrigo Carvalho e toda pessoa humana

Atendendo o apelo da Campanha a Vida por um Fio, uma iniciativa de Organizações Eclesiais e da Sociedade Civil pensada pelos bispos no Sínodo para a Amazônia, ocorrido em Roma, em outubro de 2019, a Diocese de Grajaú, por meio do bispo diocesano, Dom Rubival Cabral Britto, publicou nota de repúdio por qualquer ato de violência, ativa, passiva ou simbólica contra a família de Rodrigo Carvalho e toda pessoa humana que sofrem violência e não os torna pública

“… nos solidarizamos com todos os que sofrem tais violências e clamamos que os poderes constituídos em suas autarquias regional, nacional e internacional tomem providências para que os fatos ocorridos sejam investigados, apurados e sentenciados buscando devolver credibilidade e segurança a vida humana tão ameaçada, sobretudo, nestes últimos tempos”, disse Dom Rubival.

Na nota o pastor diocesano disse que lamenta que em tempos de cultura de paz, atos como o registrado na manhã do último dia 21 de abril de 2021, na cidade de Grajaú, numa tentativa de homicídio ao senhor Rodrigo Carvalho e com ele muitos outros que sofreram violência por meios de atentados, emboscada, coação, ameaças, mortes no campo, nas aldeias dos povos indígenas e comunidades urbanas, entre muitos outros meios de violência.

Leia a nota na íntegra.

NOTA DE REPÚDIO

A violência institucionalizada em nossa sociedade anuncia sua própria continuidade de modo impassível, implacável e sutil. Seja no interior dos lares, na convivência escolar, nas ruas e ambientes de convivência múltipla, no relacionamento entre trabalhadores, familiares, jovens, idosos, violências no trânsito, nas aldeias e nos centros urbanos. Sabemos, também, que na atual conjuntura muitos que buscam por seus direitos, quando se sentem lesados pela falta de justiça, por vezes, são vítimas de ações extremamente violentas e até criminosas.

A Campanha a Vida por um Fio, uma iniciativa de Organizações Eclesiais e da Sociedade Civil pensada pelos bispos no Sínodo para a Amazônia, ocorrido em Roma, em outubro de 2019, com o tema “Amazônia: Novos Caminhos para a Igreja e para uma Ecologia Integral”. A realidade, em que se encontram as comunidades e lideranças ameaçadas foi um dos clamores que sobressaiu nas múltiplas consultas realizadas na Região, como se expressa no Documento Final do Sínodo: “É escandaloso que líderes e até comunidades sejam criminalizados, simplesmente pelo fato de reivindicarem seus próprios direitos” (DF, 69). Por meio desta racionalidade, podemos enxergar com clareza o que precisamos enfrentar corno Sociedade Civil.

Embora o mundo finalmente esteja se transformando muito, a violência não vai acabar amanhã … E, em nosso Município de Grajau não é diferente dos outros lugares. Lamentamos que em tempos de cultura de paz, atos como o registrado na manhã do último dia 21 de abril de 2021, em nossa Cidade de Grajaú, numa tentativa de homicídio de nosso irmão Rodrigo Carvalho e com ele muitos outros que sofreram violência por meios de atentados, emboscada, coação, ameaças, mortes no campo, nas aldeias de nossos parentes indígenas e comunidades urbanas, entre muitos outros meios de violência.

Portanto, nos solidarizamos com todos os que sofrem tais violências e clamamos que os poderes constituídos em suas autarquias regional, nacional e internacional tomem providências para que os fatos ocorridos sejam investigados, apurados e sentenciados buscando devolver credibilidade e segurança a vida humana tão ameaçada, sobretudo, nestes últimos tempos.

Somos pela VIDA, PELA PAZ, PELA FRATERNIDADE, PELA JUSTIÇA. A Diocese de Grajau repudia todo e qualquer ato de violência, ativa, passiva ou simbólica contra a família de Rodrigo Carvalho e toda pessoa humana que sofrem violência e não os torna pública.

Grajaú, 29 de abril de 2021.

Dom Rubival Cabral Britto, OFMCap

Bispo Diocesano de Grajaú