Na Solenidade de Pentecostes, diácono Claudivan é ordenado sacerdote para o serviço da Igreja

Na Solenidade de Pentecostes, que aconteceu no sábado, 22 de maio de 2021, o bispo diocesano de Grajaú, Dom Rubival Cabral Britto, ordenou sacerdote para o serviço da Igreja, o diácono Claudivan da Silva Vieira. A cerimônia aconteceu na Praça da Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Sítio Novo (MA). Centenas de fiéis participaram da celebração, além de autoridades civis e militares e dezenas de padres da Diocese de Grajaú e de outras dioceses.

Dom Rubival, no início de sua homilia, lembrou e agradeceu ao povo de Deus de Sítio Novo que primeiro lhe acolheu quando ele pisou nas terras da Diocese de Grajaú. Em seguida, o bispo agradeceu a família de Claudivan pela oferta deste irmão para o ministério do presbiterato. Em sua reflexão disse que “a efusão do espírito que tivera lugar na tarde da ressurreição, repete-se no dia de Pentecostes, confirmados por sinais visíveis extraordinários. Na tarde de Páscoa, Jesus aparece para os apóstolos e sopra sobre eles o Espírito Santo; na manhã de Pentecostes, a efusão acontece de forma estrondosa, como o vento que se abate impetuoso sobre a casa, e rompe na mente, e no coração dos apóstolos”.

Afirmou que o espírito vem sobre nós, e efusivamente sobre o diácono Claudivan, através da oração da Igreja e pela imposição de suas mãos para conferir-lhe o segundo grau do sacramento da ordem, tornando sacerdote, altar e vítima; um grande dom para a missão de nossa Igreja Particular de Grajaú. “Obrigado Senhor; obrigado bom pastor da messe por chamar, amar, consagrar, enviar esse vosso servo de que tanto precisamos; obrigado terra abençoado da Conceição de Sítio Novo; obrigado ao ventre bendito que gerou esse filho, dom ofertado a Deus para a missão sacerdotal”, completou.

O bispo também disse que a graça desse dia seja uma semente de um novo florescimento vocacional em nossa diocese, paroquias, comunidade e famílias.

Conforme Dom Rubival, “o sacerdote não cai do céu pronto, nasce numa família, possui um endereço, tem uma história, com suas lutas e conquistas; dores, desafios, sofrimentos e alegrias. O sacerdote nasce no chão eclesial, em uma comunidade de fé; é retirado no meio do povo para retornar, para ser enviado para meio do povo, onde vivendo como homem novo, como ministro ordenado, apascentará as ovelhas, cuidará, curará, salvará de todos os lobos ferozes”.

O rito da ordenação sacerdotal seguiu-se normalmente. Em um gesto de humildade, o jovem se deitou no chão, demonstrando que está disposto ao despojamento. Em seguida, as mãos do novo padre foram ungidas com o óleo da crisma, simbolizando a unção do Espírito Santo, permitindo-lhe, a partir daquele momento, exercer a função exclusiva do sacerdote.

Após o rito, o novo sacerdote recebeu a bênção e os cumprimentos dos padres, amigos e familiares. Ao final da celebração, o padre Edgar, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, dirigiu algumas palavras ao neo-ordenado e à toda a comunidade, agradecendo o compromisso e trabalho de todos os que se empenharam para realização da cerimônia. Além dele, também falou grande emoção, o padre Claudivan; ele agradece e fez memória de todas que lhe acompanharam de perto em sua caminhada vocacional.