Diocese de Grajaú suspende Retiros de Carnaval, Ressurgir e outros neste ano de 2021

Diante dos tempos difíceis, dolorosos no qual é sentida as dores do nosso povo que padece pela pandemia, o Bispo Diocesano de Grajaú, Dom Frei Rubival Cabral Britto, determinou na tarde desta segunda-feira (25/01/2021), por meio do Comunicado Protocolo nº 017/2021, além de várias orientações, a suspensão dos retiros de carnaval, Ressurgir e outros neste ano de 2021. O pastor diocesano convida os fiéis católicos para utilizarem as redes sociais para promover retiros e orações. “Sejamos criativos e dinâmicos”, disse.

Leia na íntegra o comunicado.

Protocolo nº 017/2021.

Grajaú, 25 de janeiro de 2021.

Festa da Conversão de São Paulo.

Reverendos Padres, Diáconos Permanentes,

Caríssima Vida Religiosa Consagrada, Fiéis Leigos e Leigas!

“Levanta-te e põe a Caminho da grande Cidade de Nínive e anuncia-lhe a mensagem que vou te confiar” foi a mensagem de Deus dirigida ao Profeta Jonas. Esta palavra nos é dirigida hoje: levanta-te e vai as grandes e pequenas cidades de nossa Diocese. Levanta-te e vai as aldeias nos diversos territórios de nossas comunidades paroquiais. Levanta-te e vai ao encontro das periferias existências…. Levantar-se, colocar-se a caminho é o grande convite que nos interpela a sair da inercia, do mesmíssimo, dos hábitos paralisantes das comunidades, grupos, movimentos que desejam apenas consumir sacramentos, serem assistidos em seus comodismos e práticas religiosas que muitas vezes não condizem com o Projeto de Jesus Cristo e da Igreja que grita por saída missionária, para anunciar a beleza da vida nova, que nasce do encontro com o Senhor. O Senhor continuar a nos dizer: “O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo: Convertei-vos e credes no Evangelho”.

Vivemos tempos difíceis, dolorosos e sentimos as dores do nosso povo que padece pela pandemia, que continua presente na vida de nossas famílias e comunidades. É tempo de continuar cuidando: não podemos esquecer do bem que fazem os nossos protocolos evitando a transmissão do vírus. Permanece os protocolos que percorremos até dezembro de 2020: distanciamento social, uso correto da máscara, higienização com álcool em gel, água e sabão; celebrações nos ambientes fechados de Igrejas e capelas no máximo 50% e nas áreas abertas com ventilação, o que for possível respeitando o distanciamento de dois metros entre as cadeiras. Permanecemos com as orientações para a celebração dos sacramentos conforme as orientações dadas pela CNBB.

Somos os primeiros a cuidar e a motivar o cuidado. Onde existe consciência, amor, existe cuidado e prevenção. Escolhe, pois a vida! Somos pela vida em todas as dimensões, por isso, cuidamos. Uma segunda onda já é uma realidade entre muitos de nós e em várias Cidades e Estados de nosso País. A vacina vem chegando e devemos motivar nosso povo a aderir ao programa de vacinação e a superar uma onda de preconceitos que visam desqualificar os dados científicos sobre a qualidade das vacinas. Vacinar é um ato de fé cidadã. Por isso, é tempo de vacinar! É tempo de continuar cuidando!

Os retiros de carnaval, Ressurgir e outros, ficam suspensos neste ano de 2021. Utilizemos as redes sociais para promover retiros e orações. Sejamos criativos e dinâmicos. As demais atividades pastorais seguem as orientações do protocolo existente e em vigor até julho de 2021.

Recorro a proteção paterna de São José e a intercessão de Nossa Senhora de Lourdes, suplicando esperança, fé e caridade para que os próximos dias sejam de superação de todos os males que afligem nossa humanidade. Deus os abençoe!

Dom Frei Rubival Cabral Britto OFMCap.

Bispo Diocesano de Grajaú

BAIXE AQUI O COMUNICADO EM PDF