Diocese celebrar a ordenação presbiteral do diácono Rafael Araújo

Mesmo em meio as incertezas da pandemia da covid-19, os fiéis da Diocese de Grajaú têm motivos para celebrar suas esperanças no Senhor. No dia 14 de agosto, durante uma celebração envolta em muita emoção, o bispo diocesano de Grajaú, Dom Rubival Cabral Britto, ordenou o diácono Rafael Araújo. A Santa Missa aconteceu na Igreja de Santa Gianna Beretta Molla em Barra do Corda-MA.

Para que as normas de prevenção a covid-19 fossem respeitadas a celebração contou com limitação de público. Estiveram presentes padres e diáconos da Diocese, familiares e alguns convidados. Todos tiveram de respeitar o distanciamento físico, usar máscara, e tiveram aferida a temperatura ao entrar na Igreja.

Com o auxílio da tecnologia milhares de fiéis também acompanharam a celebração de ordenação através das redes sociais da Paróquia Santa Gianna Beretta Molla. A transmissão e a cobertura do evento foram de responsabilidade da Pastoral da Comunicação paroquial.

Clique aqui e veja todas as fotos da Ordenação Presbiteral.

Dom Rubival, em sua homilia, falou do testemunho de São Maximiliano Maria Kolbe, um sacerdote franciscano que tem o título de mártire da caridade e padroeiro do Século XX; da santidade de Gianna Beretta Mola, uma leiga, mãe e médica, que deu livremente a vida para salvar a vida de sua filha; lembrou das marcas fecundas do sangue dos Mártires de Alto Alegre, e da ação missionária da Beata Madre Rubato que veio pessoalmente trazer suas coirmãs e seu carisma a essa terra; expressou sua alegria ao celebrarmos os 20 anos da Páscoa definitiva do Servo de Deus, Frei Alberto Beretta, o Santo de Grajaú; e rendeu graças ao Deus Altíssimo e Onipotente “pelo dom da oferta da vida do diácono Rafael, que será ordenado presbítero para entregar a vida, dar a vida, gastar a vida em missão.”, afirmou.

O bispo também disse que estamos vivendo um tempo de restauração “o sacerdote é um homem de Deus chamado a restaurar vidas, sonhos, reconstruindo horizontes novos de humanidade, fraternidade e solidariedade. O padre dever ser um homem capaz de amar, dar a vida como um grão de trigo que cai na terra. A experiencia do amor, descongela o egoísmo e a indiferença, as vaidades mundanas, derrete o clericalismo e a alta referencialidade; essa experiencia, iluminada pela fé nos faz partir, sair, entregar a vida, como fez São Maximiliano Kolbe, Frei Alberto Beretta, Madre Tereza de Calcutá, e tantas lideranças das comunidades que doam a vida por amor.”, completou.

Ao dirigir suas palavras ao diácono Rafael, Dom Rubival, disse “chegar até aqui não foi fácil e nem será, porque toda autêntica vocação passa pelo abraço e entrega amorosa da cruz, da entrega oblativa de si, e do despojamento permanente.”, lembrou de sua caminhada vocacional “o Senhor teve misericórdia para contigo, tua história desde o ventre materno, e se prolongará no ventre da mãe Igreja no dia de hoje”. Desejou que “viva o dom do ministério numa profunda gratidão, num profundo louvor, doação intensa, e vida de oração.”, completou.

O rito da ordenação aconteceu como de costume: chamada do candidato, propósito do ordenando e promessa de respeito e obediência, ladainha de todos os santos, imposição das mãos e prece de ordenação, paramentação, unção das mãos com o óleo do crisma e entrega do pão e do vinho. Em virtude da pandemia, o ósculo da paz, como gesto de acolhida dos padres aos novos presbíteros, foi omitido.

Ao fim da celebração, o neo-ordenado, Pe. Rafael Araújo, dirigiu algumas palavras de agradecimento “Até aqui o senhor nos ajudou. Quero expressar minha gratidão, meu louvor, meu agradecimento especial por meio da palavra ‘Gratidão Divina’”, disse emocionado. Além dele, também falaram o representante do Clero, Pe. Antonio Bento; o pároco da Paróquia Santa Gianna Beretta Molla, Pe. Raimundo Santos; e a chanceler da diocese, Ir. Maria Clara, onde proferiu a leitura da ata de ordenação presbiteral.

Assista no Cabal do Youtube da Paróquia Santa Gianna Beretta Molla, a celebração de ordenação sacerdotal.

Fotos de: Pedro Morais
@pedromoraisft