COLETA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2023

 A Coleta Nacional da Solidariedade, gesto concreto anual da Campanha da Fraternidade, ocorre durante a quaresma.

Este ano, acontece no dia 2 de abril, Domingo de Ramos. A coleta da Campanha da Fraternidade é realizada em todas as dioceses do país e os recursos arrecadados são destinados a projetos sociais e pastorais das próprias dioceses e, também, de outras regiões do país. Dessa forma, a Campanha da Fraternidade contribui para a promoção da solidariedade entre as diferentes regiões do Brasil e para a melhoria das condições de vida das pessoas mais vulneráveis. 

Do total arrecadado, as dioceses enviam 40% ao Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), gerido pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), ação responsável pelo atendimento a projetos sociais em todo território brasileiro. A outra parte, 60%, permanece nas dioceses para atender projetos locais, pelos respectivos Fundos Diocesanos de Solidariedade (FDS). 

Em 2023, a Campanha da Fraternidade convocou todos os fiéis a refletir à luz da fé o impacto da fome no nosso país. Com o tema “Fraternidade e Fome”, e o lema bíblico “Dai-lhe vós mesmos de comer” (Mt 14,16), refletimos durante toda a Quaresma sobre a importância de saciar a fome de nossos irmãos mais necessitados. Com mais de 33 milhões de brasileiros em situação de pobreza e fome, é uma tema muito pertinente escolhido pela Igreja.  

Como cristãos, nosso papel é sempre trabalhar para reduzir a fome e diminuir os impactos dela na nossa sociedade. Por isso, entre os gestos mais concretos da Campanha da Fraternidade, está a coleta deste Domingo de Ramos. Podemos fazer a nossa parte doando o resultado da nossa penitência durante a quaresma, aquilo que jejuamos e nos abstemos, ou mesmo, doar trabalhos sociais na nossa paróquia e comunidade.  

Devemos viver o espírito fraterno dentro da nossa comunidade, partilhando o pão e com o mesmo olhar amoroso que Jesus teve com os irmãos e irmãs mais necessitados. Se cada um fizer um pouco, esse pouco de cada um será muito. 

A Coleta da Fraternidade é um excelente momento para demonstrarmos, ainda, nosso amor pela Igreja e a ação do Espírito Santo em nossa vida. Sejamos gratos e generosos diante de tudo de bom que Deus faz em nossas vidas. Ao fazemos a nossa doação na coleta deste domingo, estamos contribuindo diretamente com as obras de evangelização e com a superação da fome em nosso país. 

Abramos nossos corações para entrarmos na Semana Santa com o coração puro e preparados para vivermos santamente a Páscoa de Nossa Senhor. 

Dom Eurico dos Santos Veloso
Arcebispo Emérito de Juiz de Fora (MG) 

Saudações em Cristo! 

fonte: CNBB

Notícias recomendadas

Comentários

Publicidadespot_img

MAIS LIDAS