Foi ordenado bispo, no sábado, 5 de fevereiro, na Catedral de Umuarama, o novo bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Monsenhor Antonio Catelan Ferreira recebeu o ministério episcopal pela imposição das mãos do cardeal Orani João Tempesta. Foram os co-ordenantes o bispo de Umuarama, dom João Mamede Filho, e o bispo diocesano de Jundiaí (SP), dom Vicente Costa, que esteve à frente da diocese paranaense de 2002 a 2010. Concelebraram a Missa vários outros bispos, padres e diáconos locais e de outras dioceses do Brasil.
O agora bispo, dom Antonio Luiz Catelan Ferreira, é paranaense, do clero de Umuarama. Na celebração, o bispo diocesano, João Mamede Filho, expressou sua alegria com a notícia da nomeação dizendo que “É um grande júbilo, comovente”. Ele recordou as congratulações do núncio apostólico no Brasil em carta endereçada à diocese do Paraná: ‘vocês estão de parabéns’.
Normalmente, disse o bispo, qualidade vem de quantidade. “Uma pessoa da Diocese elevada a dignidade do episcopado e a plenitude do sacerdócio, demonstra que aqui muita gente vive intensamente o mistério da fé. Que seja um impulso de ânimo para nós rumarmos, cheios de alegria e entusiasmo, para o nosso jubileu de ouro”, afirmou.
Nas redes sociais, dom Orani convidou os fiéis Rezemos a Deus para que fortaleça a vocação de dom Antônio Luiz Catelan Ferreira, que assume a missão de colaborar no pastoreio do povo carioca.
Confira as fotos da celebração
Com informações e imagens da Diocese de Umuarama e do Regional Sul 2 da CNBB
Fonte: CNBB