Missa e almoço marcam a confraternização de Natal que a CNBB promove em gratidão pelo trabalho dos colaboradores

Dom Dirceu de Oliveira Medeiros, recém ordenado bispo de Camaçari (BA) presidiu a missa de confraternização da CNBB. Fotos: Ascom CNBB

Na manhã desta terça-feira, 21 de dezembro, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promoveu a Celebração de Natal e um almoço para marcar a confraternização de Natal junto aos colaboradores da instituição.

O ex subsecretário adjunto Geral da CNBB e recém ordenado bispo de Camaçari (BA), dom Dirceu de Oliveira Medeiros, presidiu a missa que foi concelebrada pelo bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ) e secretário geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, e por padres assessores da CNBB.

Ele ressaltou, na acolhida aos participantes, que o Advento é o tempo de arrumar a casa e o coração para que o Filho de Deus venha nos visitar.  “O Natal para muita gente é a festa da comilança e da bebedeira e muitos esquecem que Deus vem a nós na simplicidade, pobreza e humildade para salvar a todos”, disse.

O novo bispo de Camaçari também agradeceu o tempo de convivência e trabalho na CNBB  ao qual classificou com uma experiência de Igreja doméstica. “Aqui na CNBB vivemos uma experiência de Igreja doméstica, eu testemunhei a dedicação à Igreja no Brasil, a Cristo, à fraternidade e à amizade”, disse.

O assessor da Comissão para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso e subsecretário adjunto de pastoral da CNBB, padre Marcus Barbosa, ao agradecer a dom Dirceu pelo tempo que contribuiu na entidade como subsecretário adjunto Geral, disse que a sua nomeação como bispo é um presente da CNBB à Igreja no Brasil.

Relações de amizade

O secretário geral da CNBB, dom Joel Portella Amado disse, em agradecimento ao trabalho dos colaboradores durante o ano, ter se lembrado do dia 20 de março de 2020, a última vez em que o auditório Dom Hélder Câmara, local onde a missa foi celebrada, esteve cheio.

Esta data, na avaliação do dom Joel, ficou marcada como o dia da partida e do Êxodo dos colaboradores que em função da pandemia foram orientados a trabalharem em regime de teletrabalho.

Dom Joel agradeceu aos colaboradores pela dedicação e pelo aprendizado de passar do presencial ao virtual sem, contudo, perder em qualidade na prestação de serviço.  “Aqueles que constroem juntos acabam se amando. O que fica não são os prédios mas a relações de amizade que vamos conquistando”, disse.