Em visita aos municípios atingidos pelas enchentes na Bahia, na segunda-feira (31), Ignacio Ybáñez, Embaixador da União Europeia no Brasil, verificou a situação das comunidades de Vila Cachoeira e Banco da Vitória, ambas impactadas pelo transbordamento do rio Cachoeira, em Ilhéus (BA).
No local ele conversou com as famílias, entrou nas moradias afetadas e nas estruturas que restaram de algumas casas, além de conhecer o abrigo improvisado na Escola Municipal Herval Soledade (Banco da Vitória).
A atividade também contou com as participações da Valquíria Lima, coordenadora da Cáritas Brasileira; Rebekka Reischmann, Gerente de Programas da Cáritas Suíça no Brasil; Christoph Oversohl, Oficial de Comunicação da Embaixada da União Europeia no Brasil; dom Giovanni Crippa e padre Joelson Dias Silva, Bispo e ecônomo da diocese de Ilhéus, respectivamente. O prefeito do município, Mário Alexandre, e o vice, Bebeto Galvão, acompanharam a comitiva.
A agenda acontece por ocasião da liberação dos fundos de emergência voltados ao atendimento das necessidades dessas populações, no valor de 1 milhão de euros. Desses, 100 mil euros foram repassados à Cruz Vermelha e 900 mil euros à Cáritas Brasileira.
A partir de projeto de contrapartida apresentado junto à Cáritas Suíça e Cáritas Bélgica, esse valor sobe para 1 milhão de euros, os quais deverão beneficiar em torno de 24 mil pessoas, por meio do programa Resposta Emergencial Para Pessoas Vulneráveis Afetadas Pelas Enchentes na Bahia e em Minas Gerais.
O projeto vai contemplar moradoras/es dos municípios de Itabuna, Ilhéus, Itajuípe, Itamaraju (Nova Alegria), Jucuruçu e Dário Meira, na Bahia, Palmópolis e Rio do Prado, em Minas Gerais, e será realizado pela Cáritas Brasileira com o apoio da Direção-Geral da Proteção Civil e das Operações de Ajuda Humanitária da União Europeia (DG ECHO), Cáritas Bélgica e Cáritas Suíça.
Veja as fotos em:
Com informações da Assessoria de Imprensa da Cáritas Brasileira. Foto de capa Guthierry Andrade.
Fonte: CNBB