Concluído o Simpósio de Formação Ecumênica e Inter-Religiosa

Foi concluído, no final da manhã desta terça-feira, 1º de fevereiro, o Simpósio de Formação Ecumênica e Inter-Religiosa de 2022. Promovido de forma on-line pela Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o evento reuniu 90 participantes em duas manhãs de atividades.

Ao agradecer aos que participaram e prepararam do simpósio, o assessor da Comissão, padre Marcus Barbosa Guimarães, ressaltou que foi um trabalho realizado “com muito empenho, oração, generosidade, escuta e discernimento”.

“Ao término de mais uma atividade da Comissão, sentimos crescer a nossa esperança e o nosso compromisso de recordar a todos, especialmente nesses tempos de tantas incompreensões e rivalidades, que a dimensão ecumênica é não só urgente, mas parte integrante, constitutiva da nossa missão evangelizadora”, destacou.

O tema proposto para esta edição foi “Educar para a Esperança e o Cuidado Humanizador”. Um dos participantes, o cônego José Bizon, diretor da Casa da Reconciliação, em São Paulo (SP), destacou a oportunidade de trabalhar a temática em sintonia com a Campanha da Fraternidade deste ano, que vai refletir sobre “Fraternidade e Educação”.

“Diferentes assessores, pontos de vista, localidades, nos ajudaram a refletir os temas atuais da igreja, da realidade, e também com perspectivas de como a Comissão pode estar atuando dentro desta temática ‘Educar para o Ecumenismo e para a Sinodalidade”, partilhou.

Edoarda Sopelsa Scherer é referencial em Ecumenismo da diocese de Montenegro (RS) e integrante da Comissão Regional de Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso (CREDEIR) do Regional Sul 3 da CNBB . Para ela, o Simpósio deste ano teve, como diferencial, “a oportunidade de sermos provocados a estar em saída, como aprendizes, em diálogo aberto e franco com o irmão e irmã que precisar de apoio”.

Essas atitudes se concretizam em um olhar “crítico e ao mesmo tempo fraterno”, o qual “volta-se ao cuidado com a nossa casa comum, seja no aspecto mais amplo, ou no mais sensível e necessário para com as nossas comunidades”.

Participantes do Simpósio de Formação Ecumênica e Inter-Religiosa

Integrante do Grupo de Reflexão para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso (GREDIRE), Scherer sustenta que a Evangelização no contexto atual, “como mensagem de amor e respeito, nos compromete a escolhas éticas fundamentais que implicam a garantir o direito da diversidade de crenças do país. Viver a fé a partir do respeito nos faz viver a Unidade anunciada e que sempre está a se atualizar como novos desafios para os nossos tempos”.

Também na perspectiva da atuação no âmbito do Ecumenismo a partir das reflexões desses dias, o padre José Bizon encara os muitos desafios, mas com “a certeza e a esperança que serão ultrapassados”.

“Esperança e cuidado caminham juntos. Mas é preciso passar da indignação para a insatisfação para que, de fato, o que o ecumenismo aconteça. Educar, a educação, a esperança, a humanidade, o cuidado foram os temas, as falas, as palavras-chave abordadas nesse simpósio. Foi muito bom [ter] a presença de muitas pessoas, homens e mulheres, de diferentes partes do país. E agora vamos para a ação”.

O Simpósio

A programação contou com duas manhãs de atividades, cada uma com duas conferências e momentos de diálogo entre os participantes e os conferencistas. Foram os temas aprofundados pelos convidados: “Educar para a esperança e o cuidado humanizador”, “Possibilidade do diálogo ecumênico e inter-religioso junto à educação”, “Ecumenismo e sinodalidade: da incompreensão e resistência ao encontro e acolhida” e “Participação, comunhão e desafios da missão”.