“Uma palavra de um irmão que admira e agradece”. Assim o bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Joel Portella Amado, dirigiu-se aos missionários e às missionárias que participam da formação para a missão ad gentes oferecida pelo Centro Cultural Missionário (CCM). Dom Joel falou aos cursistas na última segunda-feira, 1º de novembro, data em que foi aberta a jornada formativa.
Serão três semanas de curso de extensão voltado para missionários enviados além-fronteiras, que vão atuar dentro e fora do Brasil. Participam 20 pessoas, entre leigos e leigas, religiosas e religiosos e padres que estão se preparando, discernindo ou até já em missão.
Agradecimento
Dom Joel, que também é presidente do CCM, refletiu sobre o ‘sim’ dos missionários. Para ele, largar algo, ir ao encontro, diz respeito a “uma compreensão que fala ao coração, que brota de uma paixão, de um discernimento”. Por esse motivo, o bispo quis oferecer uma palavra, “por mais que seja uma palavra oficial”, “de um irmão que admira e agradece”.
Num mundo em que se destaca o egoísmo, mesmo com o reconhecimento do valor individual, há beleza na doação de si. “É tão bonito quando a nossa realização está também nessa entrega, nesse despojamento assumido como algo nosso”, observou dom Joel.
Recordando o ensinamento de Jesus de que seus familiares são aqueles que fazem sua vontade, o secretário-geral da CNBB ressaltou a fraternidade de toda a família humana: “E o missionário e a missionária que larga a tranquilidade, digamos assim, da sua região, mostra isso, testemunha isso, [que todos na face da terra somos irmãos e irmãs].
O curso oferecido pelo CCM favorece a reflexão sobre vários aspectos da missão, como as dimensões humano-afetiva e bíblica. Além da parte formativa, os participantes contam com momentos de escuta e de atendimento psicológico em vista do processo de preparação para a missão além fronteiras.
Fonte: CNBB