Dom Irineu Roman recebe o Pálio Arquiepiscopal das mãos do núncio apostólico

A arquidiocese de Santarém (PA) foi a primeira sede metropolitana do Brasil a receber a visita do núncio apostólico, dom Giambattista Diquattro, para a imposição do Pálio Arquiepiscopal. Na noite da última sexta-feira, 29, foi celebrada a missa na qual dom Giambattista fez a imposição da insígnia ao arcebispo metropolitano dom Irineu Roman. A eucaristia ocorreu na Igreja São Francisco de Assis, bairro Caranazal.

Dom Irineu foi nomeado arcebispo da Igreja particular elevada a arquidiocese em fevereiro de 2020. E a insígnia que Dom Irineu recebeu foi abençoada pelo Papa Francisco em 28 de junho do ano passado, durante a celebração Solene de São Pedro e São Paulo. A entrega não ocorreu por conta da pandemia.

Na noite desta sexta-feira, 29, o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro, fez a imposição do Pálio…

Posted by Arquidiocese de Santarém on Saturday, October 30, 2021

Em sua homilia, dom Giambattista Diquattro destacou que o Pálio nos lembra do jugo sagrado de Cristo que é colocado em cada batizado. “O jugo é idêntico à sua amizade, é um jugo de amizade, portanto um jugo suave, mas exigente, que forma para a sua escola, a sua vontade, a sua verdade e o seu amor”. Para o núncio apostólico, esse jugo “une no amor com Deus Pai, na amizade com Jesus Cristo, na disponibilidade para o outros, assim como se exige ao pastor que cuida dos fiéis amando Cristo e a Igreja”.

O colar de lã que o arcebispo carrega sobre o ombros também recorda aos cardeais e arcebispos o chamado a serem pastores do seu rebanho. Dom Diquatto disse a dom Irineu: “Quando vossa excelência usa o Pálio, o Senhor lhe pergunta: Tu estás me ajudando a trazer a mim aqueles que me pertencem? Tu estás trazendo próprio para mim? Assim, o Pálio se torna símbolo da vocação do chamado de Cristo, o Bom Pastor, e o seu amor como arcebispo junto com ele”.

Antes da celebração, o núncio apostólico no Brasil visitou a Catedral Metropolitana de Santarém, a Cúria Metropolitana e o seminário. O embaixador da Santa Sé no Brasil também teve encontros com autoridades locais e reuniu-se com três bispos da Província Eclesiástica de Santarém: dom Bernardo Bahlmann, bispo da diocese de Óbidos; dom João Muniz, bispo da diocese do Xingu; e dom Wilmar Santin, bispo da prelazia de Itaituba.