O bispo auxiliar de Porto Alegre (RS) e referencial da Pastoral dos Brasileiros no Exterior (PBE), vinculada à Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e a Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Adilson Pedro Busin, está em missão internacional. O prelado desembarcou nesta sexta-feira, 17 de junho, na Irlanda, onde vai encontrar e celebrar missas com católicos que residem em Waterford e Dublin.
O primeiro compromisso de dom Adilson será no sábado, 18 de junho, em um encontro com a comunidade Católicos em Waterford. Depois, o prelado celebra uma missa em português, nas cidades de Waterford e Cork. Já no domingo, 19 de junho, em Dublin, dom Adilson terá um encontro com membros da comunidade católicas em Dublin e presidirá a celebração eucarística, em português, da solenidade de Corpus Christi, na Igreja de Saint Mary of the Angels.
De acordo com dom Adilson, a Pastoral dos Brasileiros no Exterior tem a missão de acompanhar os emigrados brasileiros católicos que vivem fora do país. “É como o Cristo Bom Pastor que vai ao encontro, vai onde o rebanho se encontra”, disse. Segundo o bispo, em referência ao apóstolo Paulo, na Igreja ninguém é estrangeiro, todos são concidadãos dos santos.
“Todos os cristãos católicos que vivem fora do país são missionários, sejam leigos e leigas, consagrados e consagradas, jovens ou idosos, ou seja, todos que deixaram o Brasil para viver em outro país são missionários e a PBE quer acompanhar e dizer que todos são protagonistas da missão e mensageiros do Evangelho”, disse.
Missão em Londres
Antes de desembarcar na Irlanda, dom Adilson passou por Westminster, em Londres, onde participou de encontros com católicos da região, religiosos e religiosas, um casal de missionários leigos e esteve com o bispo Auxiliar de Westminster, dom Paul McAleenan – encarregado dos migrantes em três dioceses de Londres.
Na reunião, os bispos trataram do convênio da arquidiocese e a Comunidade Missionária da Providência Santíssima (CMPS), da missão com os brasileiros, o número de missionários necessários para a missão, sustentabilidadee o papel da CNBB no convênio.
“Dom Paul está muito contente com o trabalho atual pois dá mais estabilidade aos missionários. Antigamente havia muita mudança e deixava instável a comunidade”, destaca dom Adilson.
No último dia 12 de junho, na Igreja de Igreja Sant’Ana, dom Adilson presidiu a celebração do Sacramento da Confirmação (Crisma) de 16 jovens. Além de ter celebrado em outras três comunidades de Londres.
O bispo teve ainda um encontro de boas-vindas com o arcebispo de Westminster e Primaz da Inglaterra e País de Gales, cardeal Vincent Gerard Nichols, e uma reunião com o Cônsul do Brasil em Londres, Tarcísio de Lima Ferreira Fernandes Costa. Segundo dom Adilson a conversa foi especificamente sobre a situação dos brasileiros na Inglaterra, especialmente na grande Londres e o serviço que a Igreja Católica exerce junto aos migrantes.
Segundo o bispo, os dados oficiais indicam que 750 mil brasileiros vivem na Inglaterra, número que pode ser maior, uma vez grande parte deles são de indocumentados. Os dados indicam ainda que na grande Londres, os brasileiros são de todos os estados do Brasil, mas sobretudo do Sudeste e do Sul.
Origem da PBE
De acordo com o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), a Pastoral para os Brasileiros no Exterior teve início em 1996, quando o então arcebispo de Newark, monsenhor Theodore Mac Carrick, visitou a CNBB, apresentando a sugestão da Conferência Episcopal Americana de estabelecer uma cooperação entre conferências para melhor atender os numerosos emigrados brasileiros que chegavam nos EUA e articular o serviço de acompanhamento pastoral às respectivas comunidades, bem como estabelecer os vínculos e a destinação dos sacerdotes, especialmente, os diocesanos, entre a Conferência Episcopal do país de origem e a do país de destino, e entre a diocese de origem e a diocese de missão.
O então secretário-geral da CNBB, dom Raymundo Damasceno Assis, em nome da presidência da CNBB, solicitou ao bispo de Bagé (RS), dom Laurindo Guizzardi, a missão de coordenar o acompanhamento e assistência religiosa junto aos brasileiros emigrados. Dom Laurindo entrou em contato com a irmã Rosita Milesi e juntos procuraram dar vida à PBE, com a ajuda também de alguns padres e irmãs Scalabrinianas.
A PBE tem o objetivo de “contribuir com as Igrejas locais, em articulação com as conferências episcopais dos diferentes países, para proporcionar aos brasileiros residentes no exterior a vivência inculturada do Evangelho, preservando na proporção adequada, as tradições religiosas e culturais da pátria de origem”, destaca o 15° Plano Bienal de atividades do secretariado nacional – 2000-2001 (documentos da CNBB – 63).
Leia a matéria completa da criação da PBE publicada pelo IMDH
Livro
A edições CNBB lançou o livro ‘Pastoral dos Brasileiros no exterior? Missão além fronteiras junto aos emigrantes Brasileiros’. A obra nasceu da experiência da caminhada missionária junto aos missionários e comunidades dos brasileiros no exterior.
De acordo com a Edições CNBB, “o autor espera que esta obra possa ajudar a entender melhor a vida e a grande coragem dos missionários e dos migrantes”. O livro ‘Pastoral dos Brasileiros no exterior? Missão além fronteiras junto aos emigrantes Brasileiros’, pode ser adquirido diretamente no site da Edições CNBB.
Serviço:
Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial
Pastoral dos Brasileiros no Exterior (PBE)
Bispo Referencial: Dom Adilson Pedro Busin, bispo auxiliar de Porto Alegre (RS)
Assessores: Irmã Sandra Regina Amado e padre Daniel Luz Rocchetti
Contato: [email protected]
Fonte: CNBB