Padres, religiosas e leigos, especialistas em diferentes áreas da ação pastoral da Igreja, integram um grupo de 25 pessoas que forma o grupo de assessores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Entre as suas tarefas centrais, está a de assessorar e subsidiar o trabalho que desenvolvem as Comissões Episcopais Pastorais, Comissões Especiais e Grupos de Trabalho da entidade. Para marcar a celebração de Natal pedimos para os assessores enviarem suas mensagens.
“Um escritor francês, Charles Péguy, escreveu um texto sobre as virtudes teologais. E compara cada uma delas com as mulheres. A fé como se fosse uma esposa fiel. A caridade como uma mãe. E a Esperança como uma pequena menina, uma criança, nascida no Natal. Em referência ao nascimento de Jesus Cristo que traz esperança ao mundo. Ensina-nos sobre a fé e a caridade. Mas também nos exorta a esperarmos, a esperançarmos. Olhar para trás e para o futuro nos angustia. Somos chamados a crer porque Deus providencia tudo e a amar porque Deus ama através de nosso amor. Não podemos deixar a bola cair no quesito esperança. Esse são os meus votos que o nosso coração se encha de esperança. Não apenas uma esperança em dias melhores porque as coisas vão passar e tudo vai ficar bem. Mas no sentido de que, tudo que nos acontece, está cheio de vida. E essa vida há de brotar e vai brotando e vencendo as dificuldades e as pedras. Que o menino Jesus nos encha o coração de esperança. Um feliz Natal para todos.”
Padre Daniel Luz Rocchetti
Comissão Episcopal Pastoral para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial
“Admirável intercâmbio! O Criador da humanidade, assumindo corpo e alma, quis nascer de uma virgem. Feito homem, nos doou sua própria divindade! Que em nosso canto, esse mistério seja expressão de toda uma assembleia prostrada em adoração. Feliz Natal!”
Irmão Fernando Vieira
Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia
“O Natal é a celebração do grande amor de Deus por nós. Jesus nasceu para nos tornar todos filhos amados de Deus Pai. Desejo a todos os irmãos e irmãs e a todos os seminaristas, diáconos, padres, bispos e pessoas de vida consagrada, um santo e feliz Natal”.
Padre João Cândido Neto (Joãozinho)
Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada
“Na simplicidade e fragilidade do Menino de Belém, Deus nos surpreende e revela seu amor e cuidado para com a humanidade. Natal é tempo de acolher as surpresas de Deus e partilhá-las com os irmãos”.
Padre Júlio César
Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação
“Alegremo-nos! Nossa esperança é renovada a cada Natal, com a certeza da presença de Deus conosco, caminhante, animador, estimulando-nos em nossa vocação e missão! Feliz e Santo Natal!”
Padre Juarez Destro
Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada
“Que todos/as participem intensamente da fecundidade libertadora do Natal de Jesus Cristo, que é sempre Feliz para quem assume o Projeto de Vida Plena para todos/as! Na dinâmica do Reino, em tempos de Francisco e de todos/as nós e por uma Igreja sinodal, um grande abraço!”
Professor Laudelino Azevedo
Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato
“Jesus é o centro e razão de celebrarmos o Natal. De braços abertos, Ele pede espaço para deitar-se na manjedoura do nosso coração e nos convida a imitá-lo no seu infinito amor por nós, doando-nos aos irmãos. Um Santo e Feliz Natal a todos.”
Padre Luiz Henrique Brandão de Figueiredo
Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina
“Jesus, o pão da Vida, nasce na cidade de Belém que significa Casa do Pão. Celebremos este acontecimento partilhando incontestáveis pães para a vida do mundo”.
Padre Leonardo Pinheiro
Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia
“Que o Espírito do Natal floresça em nós como os ipês no cerrado celebrando a vida, renovando as esperanças! Natal! Uma criança nasce. É Deus-Menino trazendo sonhos de um novo amanhã!”
Padre Marcus Barbosa
Comissão para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso e subsecretário adjunto de pastoral da CNBB
“A Comissão Episcopal para a Amazônia, em 2021, acompanhou muitas situações de dor sobre os povos e as florestas. Mas, a vida é sempre mais forte que a morte. E o Menino que vai nascer é o sinal de que Deus está conosco, sempre ao alcance da nossa esperança. Que o novo ano que vem chegando seja um tempo de alternativas: na política, na economia, na proteção do meio ambiente, na promoção da Vida.”
Irmã Maria Irene
Comissão Episcopal Especial para a Amazônia
“Que o Advento, grávido de esperanças, frutifique na concretização da paz, da justiça social e da vida plena para todas e para todos! Que mais esta celebração do Natal do Senhor nos torne a todos/as defensores dos direitos dos mais vulneráveis e melhores cuidadores da Casa Comum!”
Padre Paulo Adolfo Simões
Diretor do Centro Nacional de Fé e Política Dom Hélder Câmara
“Feliz Natal e Ano Novo de paz, alegria e saúde para todos! Muita energia missionária do Ano Jubilar Missionário para 2022!”
Irmã Sandra Amado
Comissão Episcopal Pastoral para Ação Missionária e Cooperação IntereclesialNa simplicidade do presépio e na ternura do coração materno de Maria deixemos renascer em nós a bondade, a mansidão, a reconciliação para sermos sempre mais imitadores de Cristo, que sendo Deus se faz um de nós para estar perto, revelar o amor do Pai e salvar a todos.
Irmã Valéria Andrade Leal
Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude
Fonte: CNBB