Em comunicado, Dom Rubival reafirma o uso das máscaras de proteção contra a Covid-19 nas missas e reuniões na Diocese de Grajaú

“Em nosso último comunicado, orientamos que o uso da máscara deve permanecer até que se tenha comprovado cientificamente um estado seguro da transmissão. Portanto, a “máscara” deve nos acompanhar em nosso cotidiano, em nossos espaços, pelo menos. Desta maneira, neste tempo passa ser um sinal de quem têm compromisso, responsabilidade com avida que é Dom de Deus desde a sua origem até o último estágio de vida.”, disse o bispo diocesano de Grajaú, Dom Frei Rubival Cabral Britto, no Comunicado Protocolo nº 032/2022 de 20 de março de 2022, que reafirma as orientações que permanece com o uso das máscaras em nossos espaços abertos ou fechados, como igreja, salões.

Por conta da minimização do uso e controle de máscaras em ambientes fechados pelo Governo do Estado do Maranhão e de algumas prefeituras dos municípios que fazem parte de nossa diocese, o comunicado do pastor diocesano, responde o questionamento de alguns sacerdotes de até quando ficaremos com o uso da máscara em nossos ambientes fechados, e que por interesses diversos retiraram o uso das máscaras, seja em ambiente aberto ou fechado, mas que colhem sempre as consequências da transmissão.

 

Baixe aqui o Comunicado em PDF

 


LEIA NA ÍNTEGRA O COMUNICADO DO BISPO DIOCESANO

 

Protocolo n° 0032/2022.

Grajau, 20 de março de 2022.

Terceiro Domingo da Quaresma.

 

COMUNICAÇÃO:

  1. Ontem, dia 19/03, Solenidade de São José, Patrono da Igreja Universal e Particular de Grajau, completamos dois anos do primeiro comunicado, decreto, orientações sobre a Pandemia da COVID 19 e suas variantes ao decorrer deste tempo. Vidas foram ceifadas e muitas são as consequências, sequelas presentes daqueles que foram diagnosticados ou não com a positivação do vírus. Nosso povo, especialmente, os mais vulneráveis padecem as consequências e descasos de uma política nacional integrada para combater e enfrentar essa dura realidade pandêmica.
  2. Após alguns países, agora estados de nossa federação minimizarem o uso e controle de máscara em ambiente fechados, logo ocorre o questionamento de alguns sacerdotes de até quando ficaremos com ouso da máscara em nossos ambientes fechados. Consequentemente, os que por interesses diversos retiraram o uso das máscaras seja em ambiente aberto ou fechado colhem sempre as consequências da transmissão. Deste modo, nossa orientação permanece no uso das máscaras em nossos espaços abertos ou fechados, como igreja, salões … A Dra. Margaret Dalcomo, especialista da Fiocruz e um dos principais nomes no combate a Pandemia em nosso País, afirma: “Nilo é hora de tirar máscara em ambiente fechado”. Ela vê ‘afã’ precipitado diante do recrutamento da doença no exterior e comenta sobre o futuro da CO VID 19 no mundo (Roberto Jansen, O Estado de São Paulo, 18/03/22, 13h).
  3. Em nosso último comunicado, orientamos que o Uso da Máscara deve permanecer até que se tenha comprovado cientificamente um estado seguro da transmissão. Portanto, a “máscara” deve nos acompanhar em nosso cotidiano, em nossos espaços, pelo menos. Desta mane ira, neste tempo passa ser um sinal de quem têm compromisso, responsabilidade com avida que é DOM DE DEUS desde a sua origem até o último estágio de vida.
  4. Um meio eficaz e seguro para superar o uso da máscara é a Vacinação. Portanto, vacine-se as doses esperam por você.

 

COMUNICAÇÃO II:

1. Nosso Deus é da Paz, não da Guerra, afirma nosso Papa Francisco. Estamos vivenciando um tempo especial nos preparando para a Pascoa de Jesus e nossa, por meio da Quaresma. Tempo oportuno de desativar o veneno, as bombas que podem habitar dentro de nós: egoísmo, rancor, ódio, maledicência, injustiça, apegos diversos, orgulho, clericalismo, indiferenças. Não fomos criados para ser deposito de pecado, lixo, usina nuclear. Somos obra do amor de Deus. Nossa essência é perdão, compaixão, reconciliação, misericórdia. Precisamos de conversão. Deixa-vos reconciliar é única via capaz de desativar em nós a força maléfica do mal que pode nos habitar. A PAZ começa DENTRO de cada um de nós e se espalha em nossos múltiplos relacionamentos gerando urna ciranda universal de fraternidade, compaixão, acolhida, reconciliação, justiça, salvação.

2. CONSAGRAÇÃO DA RUSSIA E DA UCRÂNIA A NOSSA SENHORA: Recebi por meio CNBB enviado pela Nunciatura Apostólica do Brasil o pedido que já é do conhecimento púbico: o Santo Padre realizara a Consagração da Rússia e da Ucrânia a Nossa Senhora no próximo dia 25 de março, Solenidade da Anunciação do Senhor. Trata-se de um convite do próprio Santo Padre a que todos os católicos e demais pessoas e instituições desejosas de paz no mundo se unam nesta iniciativa. Para isso, devem nos chegar nos próximos dias carta com o convite oficial, contendo o texto da Consagração em português e outras orientações. No entanto, já agora, em comunhão com a Nunciatura Apostólica, entro em contato para transmitir alguns detalhes:

 

  1. A oração do Santo Padre acontecera às 17:00, horário de Roma, correspondendo às 13:00, horário de Brasília.
  2. Haverá transmissão pelas redes sociais da Santa Sé.
  3. Para unirmo-nos nesta iniciativa, é pedido que os bispos realizem em suas catedrais, nos santuários marianos, nas matrizes paroquiais, capelas e demais locais onde a população esteja, momentos de oração, a critério de cada um, conforme o costume e a disponibilidade. Alguns irmãos já manifestaram que o farão através da celebração da eucaristia. Outros, rezarão o terço na emissora de rádio diocesana, redes s6cias e assim por diante.
  4. Não é recomendável que as iniciativas locais aconteçam entre 13:00 e 14 horas. Neste horário, recomenda-se a participação através da transmissão acima mencionada.
  5. Rezarei na Paróquia Nossa Senhora de Fatima às 12h, e às 17h30 na Catedral em Grajaú.
  6. Organize, divulgue, reze em Comunhão com nosso Papa pela Paz, pelo fim da Guerra, da Violência.
  7. As famílias coloquem um sinal de cor branca na janela de sua casa ou do seu trabalho, comercio, como sinal de comunhão.

 

COMUNICAÇÃO III:

A pedido dos fiéis católicos da Extrema, em Grajaú, reunidos em Assembleia Pastoral, até então, Área Pastoral Ressurreição do Senhor levando em consideração os sentimentos religiosos, de fé e histórico, achamos por bem conceder o que fora solicitado, portando, passa doravante a chamar-se Área Pastoral Santa Clara conforme decreto n° 03/22 tendo como Igreja Matriz Santa Clara.

Com os olhos fixos na Cruz do Senhor caminhemos rumo a manhã do Sepulcro Vazio para urna vida nova.

Fraternalmente,

Dom Frei Rubival Cabral Britto

Bispo Diocesano

 

Obs. Peço que seja feita a leitura em todas as paroquias, comunidades e divulgado em redes sociais.

 

 

Notícias recomendadas

Comentários

Publicidadespot_img

MAIS LIDAS