Conheça os objetivos da Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe

A Assembleia eclesial que iremos celebrar quer ser uma expressão da vida dos nossos povos: para que a nossa casa comum seja um continente de esperança, de amor, de vida e de paz (DA 536). E por isso requer que a comunhão de vida e oração que desenvolvemos neste tempo de preparação, sob o impulso do Espírito, permeie e motive todos os âmbitos da nossa existência, configure a vocação específica de cada um e nos ajude a desenvolver a espiritualidade que é nossa” (CELAM).

Reanimar a Igreja de uma nova forma, apresentando uma proposta reformadora e regeneradora, é um dos objetivos da Assembleia: Ser um evento eclesial numa chave sinodal, e não apenas episcopal, com uma metodologia representativa, inclusiva e participativa é o segundo.

3º) Tornar possível uma releitura agradecida de Aparecida a fim de gerir o futuro.

4º) Ser um marco eclesial que possa relançar os grandes temas que ainda estão em vigor e que surgiram em Aparecida e retomar os temas e agendas que têm impacto. É um kairós, um sinal partilhado com outros continentes a partir do qual muitos frutos podem brotar.

5º) Reconectar as cinco Conferências Gerais do Episcopado Latino-americano e do Caribe, ligando o Magistério Latino-americano ao Magistério do Papa Francisco e marcando três marcos: de Medellin a Aparecida, de Aparecida a Querida Amazônia, e de Querida Amazônia ao Jubileu de Guadalupe (2031) e da Redenção (2033).

A Assembleia será realizada em dois momentos: o processo de escuta que terá seu lançamento nesta quinta-feira (17/06/2021), das 19:30h às 20:20h, pela plataforma Google Meet e vai até o dia 31 de agosto deste ano. Para participar da reunião no Google Meet, clique neste link: https://meet.google.com/kwe-hdgu-fbe

O segundo será o encontro da assembleia que acontecerá de 21 a 28 de novembro de 2021, presencialmente, no entorno do Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, na Cidade do México, no México, e de forma remota em outros lugares da América Latina e do Caribe.

Assista o vídeo que a Comissão Nacional de Animação do Brasil produziu um vídeo com informações em português sobre os objetivos, programa e metodologia do encontro.

 

Notícias recomendadas

Comentários

Publicidadespot_img

MAIS LIDAS