Dom Adolfo Luís Bossi

0
4035

Nasceu aos 23 de junho de 1908 na cidade de Sesto San Giovanni (Milão-Itália). Ingressou na província capuchinha de Milão onde fez sua profissão religiosa em 1925.Foi ordenado presbítero aos 23 de julho de 1933.

Veio ao Brasil em 1935. Professor e diretor na casa de formação dos capuchinhos em Guaramiranga (Ceará). Dedicou-se à pregação ambulante e às santas missões populares. Superior em Fortaleza, São Luís e Belém, em 1949 é nomeado vigário geral da Prelazia de Grajaú e pároco da Catedral. Em 1952 foi eleito superior da Custódia capuchinha.

Em l958 foi eleito bispo coadjutor da Prelazia de São José de Grajaú, em auxílio a Dom Emiliano Lonati. Em 1966 assume a responasabilidade da Prelazia, permanecendo neste ofício pastoral até 22 de agosto de 1970. Voltou a Itália em 197l. Como bispo emérito, residiu  em Milão, oferecendo sua disponibilidade no serviço à Igreja local.Continuou a reza e a ajudar a “sua” Diocese de Grajaú, da qual gostava dizer de ser agora o primeiro fiel, ao longo de 31 anos. Faleceu na cidade de Bergamo aos 08 de maio de 2002.

Pastor dedicado e generoso, nos deixou um grande exemplo de fé, de amor à Igreja, de zelo e trabalho a serviço de nossas comunidades. Promoveu a formação do clero diocesano; inaugurou o Seminário diocesano “Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos” em Barra do Corda.

Coração aberto e generoso, concretizou seu sonho com a realização da “Vila San Marino” para os seus queridos hansenianos.