Círculo Bíblico – 61

0
1147

BAIXE O CÍRCULO BÍBLICO – 61 EM PDF


Mc 8,27-35 – Encontro no dia 08/09/2021.

1- PREPARAÇÃO DO AMBIENTE: Bíblia, vela, flores, se tiver: uma foto/imagem, cartaz de Jesus.

2- ACOLHIDA. A Acolhida deve ser sempre alegre, com atenção especial a quem está vindo a primeira vez.

3- ORAÇÃO INICIAL: Canto: Enviai o vosso Espírito, Senhor! Enviai o vosso Espírito, Senhor! E, da terra toda a face renovai. E da terra toda a face renovai.

Oremos: Dirigente: Vem, Espírito Santo iluminar a tua Igreja! Tu que explicas aos homens e às mulheres o significado profundo do ensinamento de Jesus e do seu Mistério, Faze que o testemunhemos como Cristo, Senhor de nossas vidas. Pelo mesmo Cristo, nosso Senhor. Amém.

4- ENTRONIZAÇÃO DA PALAVRA: Alguém entra com a Bíblia, pode ser dançando, de forma bem alegre, enquanto o grupo canta: Pela palavra de Deus saberemos por onde andar. Ela é luz e verdade. precisamos acreditar! (bis)

5- BUSCANDO O TEXTO Mc 8,27-35: Ler diversas vezes até que todas as pessoas acompanhem e escutem com atenção. Embora tenham bíblias com traduções diferentes a mensagem não muda. Deus nos fala. Vamos ouvir! O que diz o texto? O que diz o texto para mim, para minha comunidade?

6- COMPREENDER O TEXTO: Vamos ler novamente o texto. Mc 8,27-35.

Esta reflexão descreve a cegueira de Pedro que não entende a proposta de Jesus quando ele fala do sofrimento e da cruz. Pedro aceita Jesus como messias, mas não como messias sofredor. Ele está influenciado pela propaganda do governo da época que só falava do messias como rei glorioso. Pedro parecia cego. Não enxergava nada e ainda queria que Jesus fosse como ele.

Nos anos 70, quando Marcos escreveu, a situação das comunidades não era fácil. Havia muito sofrimento, muitas cruzes. Seis anos antes, em 64, o imperador Nero tinha decretado a primeira grande perseguição, matando muitos cristãos. Em 70, na Palestina, Jerusalém estava sendo destruída pelos romanos. Nos outros países, estava começando uma tensão forte entre judeus convertidos e judeus não-convertidos.

A dificuldade maior era a cruz de Jesus. Os judeus achavam que um crucificado não podia ser o messias tão esperado pelo povo, pois a lei afirmava que todo crucificado devia ser considerado como um maldito de Deus (Dt 21,22-23).

Jesus perguntou: ”Quem diz o povo que eu sou?” Eles responderam relatando as várias opiniões do povo: ”João Batista”, ”Elias ou um dos profetas”. Depois de ouvir as opiniões dos outros, Jesus perguntou: ”E vocês, quem dizem que eu sou?” Pedro respondeu: ”Tu és o Cristo, o Messias”. Isto é, és aquele que o povo está esperando. Jesus concordou com Pedro, mas proibiu de falar sobre isso ao povo. Por que Jesus proibiu? É que naquele tempo, todos esperavam a vinda do messias, mas cada um do seu jeito: uns como rei, outros como sacerdote, doutor, guerreiro, juiz ou profeta. Ninguém parecia estar esperando o messias servidor, anunciado por Isaías (Is 42,1-9). Mc 8,31-33: esclarecendo a situação – primeiro anúncio da paixão: Jesus começa a ensinar que ele é o Messias Servidor e afirma que, como o Messias Servidor anunciado por Isaías, será preso e morto no exercício da sua missão de justiça. Pedro leva um susto, chama Jesus de lado para desconcertá-lo. E Jesus responde a Pedro: ”Vá embora, Satanás”. Você não pensa as coisas de Deus, mas as dos homens”. Pedro pensava ter dado a resposta certa. De fato, ele disse a palavra certa ”Tu és o Cristo”. Mas não lhe deu o sentido certo. Pedro não entendeu Jesus. A resposta de Jesus foi duríssima ”Vá embora, Satanás”. Satanás é uma palavra hebraica que significa acusador, aquele que afasta os outros do caminho de Deus. Jesus não permite que alguém o afaste da sua missão.

7- MISSÃO DA SEMANA: Vamos, em casa, ler, rezar, meditar Mc 8,27-35. Perguntar: Quem é Jesus para mim. Não vamos dar resposta pronta! Vamos pedir a Jesus, que ele me diga quem ele é para mim. Escutar o que ele diz.

8- ORAÇÃO Senhor, revela-nos quem és para nós! Dá-nos ouvidos atentos, silêncio interior e exterior para conseguirmos escutar-te. Amém.

9- COMUNICADOS: Acontecimentos da paróquia e da comunidade. Combinar o local do próximo Círculo Bíblico.

10- LEMBRETE: Nesse mês da Bíblia, o livro que será estudado é a Carta aos Gálatas. Veja se na sua Paróquia tem grupo de estudo desse livro ou procure nas redes sociais. Há muita coisa boa para nos ajudar a entender a Palavra.