BAIXE O CÍRCULO BÍBLICO – 71 EM PDF
Lc. 3, 10-18 ( TERCEIRO DOMINGO DO ADVENTO ANO C) – encontro dia 08/12/2021
1- PREPARAÇÃO DO AMBIENTE: Bíblia, vela, Um cartaz com escrito “O que devemos fazer?”. No final do encontro quem desejar poderá escrever(ou dizer em voz alta) o que pretende fazer.
2- ACOLHIDA. A acolhida deve ser sempre alegre, com atenção especial a quem está vindo a primeira vez.
3- ORAÇÃO INICIAL: Canto conhecido do grupo. Invocação ao Espírito Santo:
Oração do Sínodo.
Eis-nos aqui, diante de Vós, Espírito Santo! Eis-nos aqui, reunidos em vosso nome! Só a Vós temos por Guia: vinde a nós, ficai conosco, e dignai-vos habitar em nossos corações.
Ensinai-nos o rumo a seguir e como caminhar juntos até à meta. Nós somos débeis e pecadores: não permitais que sejamos causadores da desordem; que a ignorância não nos desvie do caminho, nem as simpatias humanas ou o preconceito nos tornem parciais.
Que sejamos um em Vós, caminhando juntos para a vida eterna, sem jamais nos afastarmos da verdade e da justiça.
Nós vo-lo pedimos a Vós, que agis sempre em toda a parte, em comunhão com o Pai e o Filho, pelos séculos dos séculos. Amém!
4- ENTRONIZAÇÃO DA PALAVRA.
Canto: É como a chuva que lava. É como o fogo que arrasa/ Tua palavra é assim. Não passa por mim sem deixar um sinal (Bis).
Tenho medo de não responder. De fingir que eu não escutei / Tenho medo de ouvir o teu chamado, virar do outro lado e fingir que não sei.
5- BUSCANDO O TEXTO – Lucas 3,10-18. Ler diversas vezes até que todas as pessoas acompanhem e escutem
com atenção. Embora tenham bíblias com traduções diferentes a mensagem não muda. Deus nos fala.
Vamos ouvir! O que diz o texto? O que diz o texto para mim, para minha comunidade?
6- COMPREENDER O TEXTO: Vamos ler novamente o texto. Lucas 3,10-18
– No Evangelho de hoje há uma pergunta que se repete três vezes: “O que devemos fazer?” …
À pergunta da multidão, João responde que compartilhem as necessidades básicas: “Quem tem duas túnicas, compartilhe com quem não tem; e quem tiver comida, faça o mesmo”.
Em seguida, ele diz ao segundo grupo, os cobradores de impostos, que não exijam nada além do valor devido. E ao terceiro grupo, os militares são convidados a não extorquir dinheiro de ninguém. Três respostas para um idêntico caminho de conversão que se manifesta em compromissos concretos pela justiça e pela solidariedade. É o caminho que Jesus indica em toda a sua pregação: o caminho do verdadeiro amor a favor dos outros.
– Nenhuma categoria de pessoas está excluída de percorrer o caminho da conversão para obter a salvação, nem mesmo os publicanos considerados pecadores. Deus não exclui ninguém da possibilidade de ser salvo. “Ele está – pode-se dizer – desejoso de usar a misericórdia, de usá-la para com todos, de acolher cada um no terno abraço da reconciliação e do perdão”. (Papa Francisco).
– Esta pergunta – o que devemos fazer? – sentimos que também é nossa. O texto nos repete, com as palavras de João, que é preciso converter, é preciso mudar o rumo da marcha e percorrer o caminho da justiça, da solidariedade, da sobriedade: estes são os valores essenciais de um ser plenamente humano e existência autenticamente cristã. Converter! E assim converter-se. É a síntese da mensagem do Batista. O mundo está cercado de muitos problemas, o futuro sobrecarregado de incógnitas e medos. E, no entanto, o cristão é uma pessoa alegre, e sua alegria não é algo
superficial e efêmero, mas profundo e estável, porque é um dom do Senhor que preenche a vida. Nossa alegria vem da certeza de que “o Senhor está perto”. Ele está perto de sua ternura, sua misericórdia, seu perdão e seu amor.
– Se sua família, sua comunidade ou grupo religioso se aproximasse de João Batista e lhe perguntasse:
E nós, o que devemos fazer?
O que você responderia a eles?
que você pediria a eles que fizessem como família, como grupo e cada um?
E o que você acha que deve fazer?
7- MISSÃO DA SEMANA: Dedique um pouco do seu tempo extra para fazer algo pelos outros … e se você puder, leve-lhes a mensagem de Jesus
8- ORAÇÃO PARA ENCERRAR NOSSO ENCONTRO: Virgem do Advento, Virgem grávida, Mulher de Deus e
para Deus, também podemos perguntar a você: o que podemos fazer para agirmos como você, para nos deixarmos transformar por o seu FILHO como Ele fez com você?
Conte-nos Maria, Como fazer nossa vida ser um contínuo: SIM, um SIM de atitudes, de disposições, de docilidade e abertura para o seu FILHO. Que devemos fazer? é a pergunta que continuamos a fazer hoje porque queremos que o seu filho nos una mais a si, nos inunde com todo o amor.
Então diga-nos: o que devemos fazer? Faremos tudo o que Ele nos disser. Amém.
9- COMUNICADOS: Acontecimentos da paróquia e da comunidade. Combinar o local do próximo Círculo Bíblico.