Círculo Bíblico – 72

BAIXE O CÍRCULO BÍBLICO – 72 EM PDF

Lucas 1, 39-45 ( QUARTO DOMINGO DO ADVENTO) – encontro dia 15/12/2021

1- PREPARAÇÃO DO AMBIENTE: Bíblia, vela, uma telha, flores, uma imagem de Nossa Senhora.

2- ACOLHIDA. A acolhida deve ser sempre alegre, com atenção especial a quem está vindo a primeira vez.

3- ORAÇÃO INICIAL: Canto conhecido do grupo. Invocação ao Espírito Santo:

Oração do Sínodo.

Eis-nos aqui, diante de Vós, Espírito Santo! Eis-nos aqui, reunidos em vosso nome! Só a Vós temos por Guia: vinde a nós, ficai conosco, e dignai-vos habitar em nossos corações.

Ensinai-nos o rumo a seguir e como caminhar juntos até à meta. Nós somos débeis e pecadores: não permitais que sejamos causadores da desordem; que a ignorância não nos desvie do caminho, nem as simpatias humanas ou o preconceito nos tornem parciais.

Que sejamos um em Vós, caminhando juntos para a vida eterna, sem jamais nos afastarmos da verdade e da justiça.

Nós vo-lo pedimos a Vós, que agis sempre em toda a parte, em comunhão com o Pai e o Filho, pelos séculos dos séculos. Amém!

4- ENTRONIZAÇÃO DA PALAVRA

Canto: É como a chuva que lava. É como o fogo que arrasa/ Tua palavra é assim. Não passa por mim sem deixar um sinal (Bis).

Tenho medo de não responder. De fingir que eu não escutei / Tenho medo de ouvir o teu chamado, virar do outro lado e fingir que não sei.

5- BUSCANDO O TEXTOLucas 1,39-45. Ler diversas vezes até que todas as pessoas acompanhem e escutem
com atenção. Embora tenham bíblias com traduções diferentes a mensagem não muda. Deus nos fala. Vamos ouvir!

O que diz o texto? O que diz o texto para mim, para minha comunidade?

6- COMPREENDER O TEXTO: Vamos ler novamente o texto. Lucas 1,39-45.

– No modo como Maria se comporta com a Palavra de Deus, Lucas vê a atitude que devemos ter quando entramos em contato com a Palavra: acolher, encarnar, interiorizar, fazer nascer e crescer, deixar-nos ser moldados por ela, embora às vezes não a entendamos e isso nos faça sofrer. É assim que você acolhe? São essas as suas atitudes?

– Lucas enfatiza a prontidão de Maria para responder às demandas da Palavra de Deus. O anjo anuncia … Ela sai, sai de casa “às pressas” para ajudar a prima necessitada. Maria acolhe a Palavra e a põe em prática. Esta é também a sua resposta às necessidades dos outros? O que você precisa aprender?

“Bem-aventurada é aquela que acreditou, porque se cumprirá o que o Senhor lhe disse”. Esta é a mensagem: acredite na Palavra de Deus que tem força para
fazer o que ela nos diz. É a Palavra que cria, que gera vida. Você realmente acredita na Palavra de Deus? A sua
palavra cria e gera vida?

– Maria começa anunciando a mudança ocorrida em sua vida sob o olhar misericordioso de Deus. Port isso canta alegremente: “Minha alma proclama a grandeza do Senhor…” Você louva e agradece a Deus por todo o bem que ele faz e coloca em você? Você é capaz de reconhecer e elogiar o que há de bom nas
pessoas ao seu redor?

7- MISSÃO DA SEMANA: Escolha algo que você deve transmitir e testemunhar nestes dias anteriores ao Natal, a quem você vai sair para buscar e servir “às pressas” como Maria, para aproximá-lo do Senhor.

8- ORAÇÃO PARA ENCERRAR NOSSO ENCONTRO:

Maria ensina-nos a ter pressa em fazer o bem às pessoas que esperam de nós uma palavra amiga.

Espírito de Deus ilumina-nos na decisão de procurar quem precisa conhecer Jesus e seguir seus ensinamentos.

Senhor, como santa Isabel, queremos nos alegrar vendo que fazes coisas maravilhosas na nossa vida e na vida das pessoas.

Queremos hoje Vos louvar e agradecer ao lembrar- nos das vezes em que estiveste presente em nossa vida e em nossa família, e nos trouxeste grande alegria. Amém!

9- COMUNICADOS: Acontecimentos da paróquia e da comunidade. Combinar o local do próximo Círculo
Bíblico.