Arcebispo emérito da Paraíba, Dom Aldo, morre com sintomas da Covid-19

A Diocese de Grajaú, por meio do seu Bispo Diocesano, Dom Rubival Cabral Britto, recebeu na tarde desta terça-feira (14/04), o comunicado do falecimento do arcebispo emérito da Paraíba, dom Aldo di Cillo Paggoto, SSS. O religioso tinha 70 anos e exercia o ministério no Santuário São Benedito, no Centro, de Fortaleza.

O bispo enfrentava tratamento contra um câncer e na noite de ontem, 13 de abril, apresentou dificuldade respiratória. Em nota divulgada pela arquidiocese de Fortaleza, há a informação de que o bispo foi entubado e transferido para a unidade de terapia intensiva, apresentando sintomas da covid-19. “Manifestamos a nossa solidariedade a sua família e a congregação do Santíssimo Sacramento a qual fazia parte. Descanse em paz!”, disse um trecho da nota.

Em outra nota, a arquidiocese da Paraíba lamentou profundamente o falecimento de seu arcebispo emérito. “Aos 70 anos, dom Aldo descansa e volta aos braços do Pai. Neste momento de luto, nos solidarizamos com os familiares e irmãos da congregação do Santíssimo Sacramento, da qual ele fazia parte. Assim que possível, traremos informações sobre o velório e sepultamento do nosso arcebispo emérito”.

SAIBA MAIS SOBRE DOM ALDO

Dom Aldo di Cillo Pagotto nasceu no dia 16 de setembro de 1949 na cidade Santa Bárbara D’Oeste (SP). Cursou filosofia e teologia no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário, em Caratinga (Minas Gerais) e no Seminário São Pio X, com Padres Sacramentinos. Foi ordenado Presbítero em 7 de dezembro de 1977 e sagrado Bispo no dia 31 de outubro de 1997, por Dom Cláudio Hummes, então Arcebispo de Fortaleza. Pastoreou a Diocese Sobral como coadjutor entre 1997 e 1998, depois assumindo como Bispo titular, onde ficou até o ano de 2004. Foi Arcebispo da Paraíba de 2004 a 2016.