A Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e a Sociedade Brasileira de Catequetas (SBCat) estão promovendo a Jornada Catequética 2021, com formações online nos dias 27 e 28 de outubro, às 20h, por meio das redes sociais das entidades.
Segundo o padre Abimar Oliveira de Morais, professor do Departamento de Teologia da PUC-Rio, estão sendo consideradas duas realidades muito importantes no debate: a discussão e prática da Pastoral da Catequese, que é o tema da Palavra de Deus, e o da cultura digital. “Estamos convidando você, meu querido amigo e amiga, ao longo dessas duas jornadas refletir sobre se pode a Palavra se fazer digital”.
“Pode, portanto, a Palavra de Deus passar por um processo de inculturação e abraçar e acolher as características, os valores, as potencialidades da cultura digital do nosso tempo? Essa é a pergunta que queremos lançar para que pudéssemos realizar esse trabalho dessas duas noites”, afirmou o padre Abimar ao dar início à jornada
Além do padre Abimar participam da jornada o arcebispo de Curitiba (PR) e presidente da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética, dom José Antônio Peruzzo; do bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA) e membro da comissão, dom Armando Bucciol; e do assessor, padre Jânison de Sá Santos.
Também ajudam a aprofundar a temática especialistas e estudiosos nas áreas da comunicação e da catequese, como o professor Moisés Sbardelotto; a irmã Zuleica Silvano, assessora do Serviço de Animação Bíblica das Paulinas; o irmão Israel Jose Nery, FSC, que é membro do Grupo de Reflexão Bíblico–Catequética (GREBICAT) entre outros nomes.
Conteúdos essenciais da fé
Em sua fala, no primeiro dia da jornada, dom Armando Bucciol destacou que a catequese é chamada a colaborar com expressões renomadas sempre num diálogo sincero atento, paciente, competente. “Ela ajuda a iluminar a vida, seus desafios, limites e limitações dando sentido sem fugir do presente, do que cada um vive, com um rosto, jeito, convicções de alegria, de felicidade, de esperança, para cativar não ameçar, iluminar e não amendrontar”, salientou dom Armando.
O bispo compartilhou que o seu medo no mundo de hoje é em que as pessoas compliquem demais o anúncio tão singelo do Evangelho. “Convido catequetas, profissionais nessa área que ajudem sempre mais a ver quais são os conteúdos essenciais da fé”, disse.
Dom Armando disse que era necessário o acompanhamento na busca do rosto invisível de Deus, para chegar ao rosto visível de Jesus. “Eu gostaria que nossa catequese chegasse a apaixonar pela pessoa de Jesus, apontando a humanidade, a proximidade desse homem autêntico, solidário, fraterno”.
Para dom Armando, a ignorância sobre Cristo é enorme também dentro de nossas Igrejas e, portanto, há a necessidade de, segundo ele, “essencializar, valorizar os valores religiosos, evangelizar os valores da fé, da fidelidade, da renúncia da vida justa, iluminar o mistério da morte e da dor, com a velha notícia da ressurreição de Jesus”.
Assista o primeira dia da Jornada Catequética na íntegra:
Segundo Dia da Jornada
O segundo dia da Jornada Catequética 2021 abordará, segundo o padre Abimar, dentro do contexto do cenário digital, os fundamentos da Palavra de Deus. “Como a Palavra de Deus pode entrar dentro desse espaço digital e também conversar sobre o ministério do catequista dentro desse cenário”, explicou ao final do primeiro dia da jornada.
A Jornada poderá ser acompanhada nas redes sociais da CNBB, por meio do Facebook (@cnbbnacional) e Youtube. A formação também poderá ser acompanhada nas redes sociais das entidades parceiras.
Fonte: CNBB