Provocados pelos desafios do nosso tempo, que pede pela unidade e paz, a Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), se reuniu juntamente com o Grupo de Reflexão para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da CNBB (GREDIRE), via plataforma Zoom, no dia 3 de março.
Estiveram presentes os integrantes da Comissão, bispo de Cornélio Procópio (PR) e presidente da comissão e bispo de Cornélio Procópio, dom Manoel João Francisco, o bispo de Ponta das Pedras (PA), dom Teodoro Mendes Tavares, o arcebispo de Feira de Santana (BA), dom Zanoni Demettino Castro, o assessor da Comissão, padre Marcus Barbosa, somados aos membros do GREDIRE, agentes ecumênicos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Pará, Bahia e Pernambuco.
O grupo fez uma avaliação do Simpósio Ecumênico, de 2022, que possuiu como tema: “Educar para o Ecumenismo e a Sinodalidade: Para uma Religião Humanizadora”, estando em sintonia com a Campanha da Fraternidade que neste ano reflete sobre os desafios da Educação.
“Viver a fé a partir do respeito, impõe desafios ao dialogar com toda a sociedade e se relaciona às questões pontuais que se voltam a própria Igreja, em seus inúmeros carismas e trabalhos pastorais. É necessário promover e sensibilizar nossas comunidades sobre o Ecumenismo”, destacou dom Manoel.
Uma próxima Formação Ecumênica já foi confirmada para o final de janeiro de 2023. Foram também definidas as reuniões ordinárias da Comissão e um encontro especial em junho com os bispos referenciais para a dimensão ecumênica e inter-religiosa nos regionais da CNBB.
Desde o ano passado iniciaram-se os processos de fortalecimento e continuidade de articulação das Comissões de Diálogo Bilaterais: Católico-Luterano, Católico-Anglicano, Católico-Presbiteriana Unida, Católico-Pentecostal, Católico-Judaico e Católico-Religiões de Matriz Africana. Ainda está sendo pensada uma estratégia específica de se trabalhar o Ecumenismo com as Juventudes.
Retomada gradual dos trabalhos presenciais
Desde 2020, respeitando os protocolos de prevenção da realidade pandêmica, no Brasil e no mundo, as atividades se mantiveram no formato online. Após a ampla vacinação ser possível, o momento é de retomada gradual das atividades presenciais, uma vez que a convivência é a essência de ser comunidade, fundamental para o desenvolvimento e fortalecimento das atividades. Foi proposto um encontro formativo presencial para dezembro, em Brasília.
A pedido de dom Manoel, padre Rene José de Sousa encerrou a reunião agradecendo a Deus pelo encontro fraterno e aos presentes, pedindo união e que possamos ser instrumentos de paz, comunhão, resiliência e amor através da oração de São Francisco de Assis.
A próxima reunião do GREDIRE acontecerá em junho, ainda online.
Colaboração da Edoarda Sopelsa Scherer
Fonte: CNBB