A reunião do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) neste mês de outubro chegou ao seu segundo dia, nesta quinta-feira, 21. Os bispos deram continuidade à pauta com reflexões, debates, encaminhamentos e informes sobre a ação pastoral no Brasil.
Liturgia
No início da reunião, a Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia apresentou o resultado da consulta feita à Congregação para o Culto Divino sobre a atualização do calendário litúrgico nacional. Esse contato refere-se às definições de datas de celebração de alguns santos e os graus de celebração (memória ou memória facultativa) que receberiam no calendário.
Dadas as ponderações feitas pelos bispos, que desejam valorizar as celebrações e a devoção aos santos populares no Brasil, a Comissão continuará o contato com a Congregação para o Culto Divino.
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Comunicação
A Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação teve seu momento de falar sobre sua atuação e apresentar temáticas inseridas na pauta. O bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG) e presidente da Comissão, dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, iniciou agradecendo o apoio pela realização da cerimônia dos Prêmios de Comunicação da Conferência, veiculada nos meios de comunicação na noite de ontem.
A Comissão apresentou quatro reflexões que têm sido desenvolvidas pelos bispos, assessores e pelo Grupo de Reflexão em Comunicação que podem ser importantes para a CNBB. As três primeiras, inter-relacionadas, dizem respeito ao contato da entidade com a imprensa e a sociedade. A Comissão propõe a reflexão no sentido de implementar a figura de um porta-voz na entidade, a instituição de uma ouvidoria e indicações para o funcionamento do Comitê de Crise que já existe.
O outro tema apresentado é o levantamento sobre os influenciadores digitais católicos. Foram apresentados quatro exemplos de grande destaque nas redes sociais e com diferentes identidades e relação com a CNBB.
Dom Mol agradeceu aos bispos por perceberem a pertinência do tema.
“Esse assunto não é marginal, ele é muito estratégico, muito importante. Essa apresentação é um começo de um estudo mais aprofundado que está sendo feito por uma equipe que vai avaliar toda essa questão de eclesiologia, ideologia, pastoralidade, sinodalidade, nível de comunhão com a Igreja (mais ampla, mais local), e já temos no estudo – que está sendo feito pelos especialistas – mais de uma centena de influenciadores com diversas classificações para a gente perceber como é que eles estão”.
O resultado, de acordo com dom Mol poderá auxiliar a CNBB para alguma ação pastoral para essas personalidades da internet, como trabalho nos seminários, formação e oferta de momentos de espiritualidade, por exemplo.
Ação Missionária
A Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e a Cooperação Intereclesial apresentou suas três frentes de trabalho (animação missionária, cooperação intereclesial e Pastoral dos Brasileiros no Exterior). Os assessores destacaram os trabalhos que têm sido realizados para a implementação do Programa Missionário Nacional (PMN); a prioridade de fortalecimento dos projetos Igrejas Irmãs, que completam 50 anos em 2022; e a motivação para que os regionais assumam projetos ad gentes.
Também foi destaque na partilha da Comissão a Campanha Missionária 2021, com o tema “Jesus Cristo é missão” e o lema “Não podemos deixar de falar o que vimos e ouvimos” (At 4, 20). Os assessores da Comissão chamaram atenção para o caráter pontifício da coleta que ocorre no próximo final de semana em todo o mundo. Do valor arrecadado, 80% vai para a Congregação para a Evangelização dos Povos, para repasse às Igrejas mais pobres. Os 20% que ficam no Brasil, são distribuídos para as Pontifícias Obras Missionárias do Brasil (POM Brasil), com 16%; e doados para o Centro Cultural Missionário (CMM), 2%, e para a Comissão para a Ação Missionária, 2%.
Arquivos Campanha Missionária 2021 – CNBB
O bispo de Chapecó (SC) e presidente da Comissão para a Ação Missionária, dom Odelir José Magri, também falou dos próximos cursos que serão oferecidos pelo CCM; das celebrações do jubileu de ouro do Conselho Missionário Nacional (Comina); e do pedido para que a Assembleia Geral da CNBB em 2023 aborde a “temática urgente da Missionariedade e da Missão para a Igreja no Brasil”.
Juventude
A Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, por meio da assessora, irmã Valéria Leal, apresentou o programa oferecido pela organização da Jornada Mundial da Juventude de 2023, em Portugal, para a preparação espiritual dos jovens que desejam peregrinar para Lisboa. O material oferecido no site oficial da jornada (https://www.lisboa2023.org/pt) tem encontros de reflexão e roteiros para meditação do terço.
Aqui no Brasil, a Comissão vai apresentar materiais para colaborar na preparação e também no incentivo para a participação nas jornadas diocesanas como preparação para a JMJ.
Irmã Valéria também partilhou com os participantes da reunião uma plataforma desenvolvida pelo em formato de rede social interna para que os representantes nacionais da Pastoral Juvenil e de organismos internacionais partilhem sobre as ações e experiências no fortalecimento juvenil e no âmbito da sinodalidade.
V Jornada Mundial dos Pobres
O bispo de Brejo (MA) e presidente da Comissão para a Ação Sociotransformadora, dom José Valdecir Mendes, falou da preparação e da programação para a V Jornada Mundial dos Pobres.
No dia 4 de novembro, haverá mais um dos seminários preparatórios. No dia 13, será celebrada uma missa na sede da CNBB com transmissão pelas redes sociais. No dia 14, haverá a grande celebração em todo o país. Um material com encontros de reflexão e celebração a partir do texto divulgado pelo Papa para a jornada foi disponibilizado para download.
Arquivos Jornada Mundial dos Pobres 2021 – CNBB
Economia de Francisco
O representante da articulação brasileira para a Economia de Francisco e Clara, Eduardo Brasileiro, apresentou aos bispos a agenda de atividades que o grupo vai realizar em vista de fazer com que as reflexões motivadas pelo Papa Francisco para uma nova economia cheguem a mais pessoas. Em reunião com a Presidência da CNBB, o grupo sugeriu uma agenda pública da iniciativa.
No próximo mês, haverá o II Encontro Nacional Economia de Francisco e Clara com o tema “Território, coletividade e práticas econômicas alternativas”. O evento, em parceria com a PUC-Minas, ocorre nos dias 19 e 20 de novembro, na perspectiva de apresentar como uma economia “com mais alma” pode ser vivida nas realidades locais.
As inscrições podem ser feitas em economiadefranciscoeclara.com.br
Além do encontro de novembro, o grupo sugeriu como pautas a articulação nos regionais da CNBB e a oferta de formação para padres e seminaristas. Entre os materiais da Campanha da Fraternidade de 2022, há um dedicado à Economia de Francisco.
O arcebispo de Belo Horizonte e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, sugeriu que as indicações sejam fortalecidas na perspectiva do Pacto pela Vida e pelo Brasil e motivou a articulação junto aos seminários e institutos de Teologia.
Ao final da sessão da manhã, as comissões e regionais partilharam experiências e iniciativas.
Fonte: CNBB