Missa em ação de graças celebra o serviço de convivência “Correndo atrás de um sonho”, da CNBB

 

“Quando nós abraçamos as oportunidades que Deus nos apresenta, que o projeto ‘Correndo atrás de um Sonho’ nos apresenta, são os sonhos que correm atrás da gente”

Foi com essas palavras que o padre Patriky Samuel Batista, secretário-executivo de Campanhas da CNBB e subsecretário-geral adjunto interino, deu início à missa em ação de graças, para celebrar o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do projeto “Correndo atrás de um Sonho”, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Missa em Ação de Graças na sede do projeto Correndo Atrás de um Sonho

A missa foi presidida pelo padre Patriky na manhã desta sexta-feira, 10 de dezembro, na sede do projeto,  no bairro Incra 8, área rural de Brazlândia (DF). A cerimônia reuniu os beneficiados pelo projeto e seus familiares, além de voluntários e membros do Departamento Social da CNBB.

“O Evangelho de hoje nos questiona sobre o quê mais é preciso fazer para superarmos os sinais da indiferença.  Nós juntos somos mais do que nunca chamados a sermos sinais de acolhida, de amor, de presença. E esse é o desejo da Palavra de Deus”, disse o padre.

Padre Patriky pediu a todos os presentes para que que alimentados e ouvindo a Palavra de Deus possam estar cada vez mais próximos uns dos outros; abraçar com alegria as oportunidades que Deus dá, para que se possa continuar construindo uma nova história, um novo tempo.

“E acima de tudo ser aqui no Incra 8, em Brazlândia, um sinal de que vale a pena a gente abraçar essa causa em conjunto e ser também sinal de esperança para tanta gente e que estreitando nossos laços de convivência, de amor, de fraternidade, possamos dar esse lindo testemunho de que vale a pena corrermos atrás dos nossos sonhos”.

Momento de confraternização

Franklin Queiroz, responsável pelo Departamento Social da CNBB, disse que o momento realizado na sede do projeto era de confraternização e de aproximação com as famílias beneficiadas. “Nos propusemos a realizar  um momento de aproximação com os nossos atletas. Além da missa em ação de graças, tivemos café da manhã, almoço e uma tarde recheada de atividades”, explicou.

“É um momento para confraternizarmos com os atletas e beneficiados pelo projeto. Alguns deles ficaram reclusos por conta da pandemia, mas aos poucos estamos voltando às nossas atividades. Estamos celebrando essa graça de Deus que é poder estarmos com saúde, rezar por aqueles que infelizmente tiveram problemas e entregar todo esse trabalho, esse projeto que está cada vez mais ganhando corpo e complemento em sua estrutura e na sua organização. É um momento de agradecer por todo esse ano. Esse é o nosso intuito hoje”, garantiu.

Na parte da tarde foi realizado um momento de recreação com bingo e outras atividades de lazer.

O projeto Correndo atrás de um Sonho

O Correndo Atrás de um Sonho teve seu inicio em 17 de junho de 2005, por iniciativa de Gesifran Martins Messias, um corredor que soma mais de 28 maratonas.

Em 2011, ao optar pela certificação como organização de assistência social, a CNBB decidiu desenvolver um projeto social no Distrito Federal, de modo atender a exigência previstas na lei nº 12.101. Com a intenção de não criar um projeto novo, mas dar vida a algo que já existisse e que estivesse com dificuldades e com perspectivas de futuro muito boas, a CNBB chegou ao projeto Correndo Atrás de um Sonho, eleito entre três iniciativas avaliadas.

Ao assumir o projeto, em 2015, a CNBB tornou possível a legalidade e a identidade jurídicas e implantou ajustes necessários do ponto de vista da Assistência Social, como por exemplo, transformá-lo em serviço de convivência. Foi alugado um espaço mais amplo para acolher um número maior de crianças e permitir redimensionar o atendimento socioesportivo tanto para crianças quanto para as famílias da comunidade.

Com o crescimento das ações e da procura pelos serviços oferecidos, surgiu a necessidade em melhorar a estrutura do Serviço de Convivência. Assim, em 2016, foi iniciado junto à Superintendia Regional do INCRA/SR-28 o processo para conseguir um espaço onde fosse possível construir um Centro Social com a estrutura necessária para oferecer melhor atendimento à comunidade do Incra 8 e de Brazlândia.

Em 2018 após a emissão da autorização e com o memorial descritivo concedido pela SR-28 foi iniciada a construção da primeira etapa do centro social. O espaço foi cercado e já possui algumas salas. No aniversário de 66 anos da CNBB, comemorado junto à comunidade do Incra 8, foi abençoada e lançada a pedra fundamental do Centro Social.

Voluntários e membros da CNBB que atuam no projeto Correndo Atrás de um Sonho

Para 2022 as expectativas são as melhores possíveis, segundo Franklin Queiroz. “Nós conseguimos com todo o empenho do secretariado e do Departamento Social dar o pontapé para que a estrutura física seja construída: capela, quadra; então a expectativa é grande porque poderemos oferecer ainda mais. Hoje, o que está ao nosso alcance a gente tem feito, mas ainda poderemos oferecer muito mais aqui para a comunidade”, finalizou.

 

Confira as fotos da missa em ação de graças:

Projeto “Correndo atrás de um sonho”

 

Fonte: CNBB

Notícias recomendadas

Comentários

Publicidadespot_img

MAIS LIDAS