Foi divulgada a programação do XVI Congresso Nacional da Pastoral Familiar, que será realizado de 26 a 28 de agosto, em Governador Celso Ramos (SC), na arquidiocese de Florianópolis. O evento que marcará o reencontro dos agentes em âmbito nacional contará com momentos de oração, espiritualidade, palestras e testemunhos, iluminados pelo tema “Amor familiar, vocação e caminho de santidade”.
O evento vai aprofundar reflexões sobre a temática refletida durante o X Encontro Mundial das Famílias, realizado entre os dias 22 e 25 de junho, em Roma, os desafios do mundo de hoje e a sinodalidade. Será oportunidade de partilha de testemunhos e de histórias de famílias que tiveram seus membros elevados aos altares, como Santa Giana Beretta Molla, ou que estão em processo de beatificação, como o casal brasileiro Zélia e Jerônimo, já declarados Servos de Deus.
Programação
O evento terá início na sexta-feira, 26 de junho, com um momento de animação, às 17h, seguido da Missa de abertura, às 18h. A acolhida dos participantes e o credenciamento serão iniciados já às 15h.
No sábado, as atividades começam com a missa, às 7h30. Em seguida, uma palestra sobre o tema do encontro. Serão três ao longo do dia, intercaladas com testemunhos e outras apresentações.
Já no domingo, haverá um momento de espiritualidade, seguido de animação e, em seguida, a apresentação da equipe nacional da Pastoral Familiar, que contará com nova composição por conta da Assembleia eletiva, que antecederá o Congresso.
As últimas atividades serão o anúncio do local do próximo Congresso Nacional da Pastoral Familiar e a missa de envio.
Confira a programação na íntegra:
Dia 26 de agosto – Sexta-feira
- 15h00 – Acolhida/credenciamento;
- 17h00 – Animação;
- 18h00 – Missa de abertura;
- 19h00 – Apresentação das autoridades;
- 20h00 – Palestra: “Os desafios do mundo de hoje para a Família Cristã”.
Dia 27 de agosto – Sábado
- 07h30 – Missa;
- 08h45 – Tema: “Amor familiar, vocação e caminho de santidade” 1Cor 13,2: “Se não tiver amor eu nada seria”;
- 09h45 – Testemunho;
- 10h30 – Palestra: “Família e Sinodalidade”;
- 13h30 – Animação;
- 13h40 – Palestra: “Família e Redes Sociais”;
- 14h20 – Teatro: “Zélia e Jerônimo”;
- 14h40 – Sala das vocações: “Família fonte de vocações: como a minha vocação surgiu da família;
- 16h00 – Testemunho;
- 16h30 – Palestra: “Amor em família: maravilhoso e frágil”;
- 17h30 – Teatro: “Viver com as famílias”.
Dia 28 de agosto – Domingo
Manhã volta para assuntos pertinentes à Pastoral Familiar
- 07h30 – Espiritualidade;
- 08h15 – Apresentação da Equipe Nacional: Propostas, perspectivas;
- 10h30 – Anúncio do local do XVII Congresso e agradecimentos;
- 11h00 – Missa e envio.
Inscrições encerram-se dia 20 de julho
As inscrições para o XVI Congresso Nacional da Pastoral Familiar encerram-se no dia 20 de julho e pode ser feitas em congressopastoralfamiliar.org.br/inscricoes. Sugestões de serviço de translado e hospedagem também podem ser encontradas em congressopastoralfamiliar.org.br/hospedagem.
“Amor Familiar: vocação e caminho de santidade” é o tema principal do congresso, que reunirá agentes da Pastoral Familiar de todo o Brasil presencialmente pela primeira vez desde o início da pandemia. Também são esperados para o evento membros de movimentos, associações e serviços familiares, além de organismos que atuam com as famílias. O lema do encontro é “Se eu não tenho amor, eu nada sou” (I Cor 13, 2).
O evento é promovido pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar com a organização da Pastoral Familiar no Regional Sul 4. A arquidiocese de Florianópolis é a anfitriã do XVI Congresso Nacional.
Fonte: CNBB