O Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara (CEFEP) realiza, de 16 a 29 de janeiro, a segunda etapa presencial da 8ª edição do Curso Nacional de Formação Política para Cristãos Leigos e Leigas. O curso é oferecido em parceria com a Coordenação Central de Ensino a Distância (CCEAD), da PUC Rio, e com a Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB.
Neste Bloco IV, que corresponde à segunda etapa presencial, os alunos estão aprofundando as seguintes disciplinas e conteúdos: Cidadania e direitos humanos, nos últimos 50 anos, e a contribuição da Igreja neste processo, Alternativas e protagonistas – experiências educativas: Orçamento participativo e controle social, Conselhos Municipais de Direitos ou paritários, O trabalho e a economia solidária, Agroecologia e a economia sustentável, Agricultura familiar, Cultura de paz contra a Violência, Leitura da relação Fé e Política: no Vaticano II, nos documentos da Igreja na América Latina e no Brasil e Relatos e análise de experiências de Escolas locais de Fé e Política.
O curso tem duração de dois anos, sendo que duas partes presenciais acontecem sempre na segunda quinzena de janeiro. A primeira etapa presencial da 8ª edição aconteceu de 19 de janeiro a 1º de fevereiro de 2020, em Brasília, no Centro Cultural Missionário (CCM). Para essa turma foram registradas quarenta e oito inscrições, com presença de alunos de todas as regiões do país, com destaque para um maior número de presentes das regiões Norte e Nordeste.
Segundo o diretor do CEFEP, padre Paulo Adolfo, não foi possível realizar a segunda etapa presencial em 2021 por conta da pandemia. Neste período os alunos realizaram a disciplinas à distância. O curso, válido como uma especialização e extensão universitária, tem duração de 1 ano e meio, com uma apresentação do trabalho de conclusão ao final. A defesa do trabalho dos 29 alunos que continuam firmes no curso está prevista para março deste ano.
Missão dos cristãos na Política e o bem comum
O curso tem o objetivo de “formar cristãos leigos(as) para a missão política, favorecendo-lhes a aquisição de competência e habilitação para agir como cristãos no complexo campo da Política, participando da construção de uma sociedade justa e solidária, à luz do Ensino Social da Igreja e das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil”.
Segundo o diretor do CEFEP, padre Paulo Adolfo, são ainda objetivos a serem perseguidos pelo curso “contribuir com a formação de lideranças para as funções públicas, eletivas ou não, no campo da Política e das organizações comunitárias; aprimorar a prática política dos cristãos no exercício da cidadania e do bem comum; investir na formação do sujeito evangelizador para torná-lo apto a influenciar na construção de uma nova cultura política”.
Integram o curso a elaboração de uma monografia, visitas programadas ao Congresso Nacional, ao Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), ao Departamento Intersindical Parlamentar (DIAP), entre outros.
Cursos do CEFEP previstos para 2022:
1) Curso de Planejamento de Campanha Eleitoral
É realizado em parceria com a Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, a Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP), o Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) e com a Escola Casa Comum do Núcleo de Estudos Sociopolíticos da PUC Minas. A formação é voltada para liderança cristãs que participarão do processo das eleições de 2022 ou pretendem se preparar para as eleições de 2024.
O curso vai oferecer noções de planejamento de campanha com ferramentas elaboradas por especialistas na área. O objetivo é potencializar o alcance político de lideranças comprometidas com o humanismo, a promoção da vida, a fraternidade, a solidariedade universal, a justiça e a paz. O curso será realizado entre 2 fevereiro a 4 de maio de 2022, com 80 horas de duração. Formulário e link da inscrição: aqui.
2) Curso Dimensão Social da Fé e Doutrina Social da Igreja
Tem início no primeiro semestre e duração de dois anos. O curso, a ser realizado de forma totalmente remota, é fruto de uma parceria com a Comissão Episcopal Pastoral para Ação Sociotransformadora da CNBB e a Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), que certificará os participantes com o título de especialização e extensão.
3) Capacitação para Lideranças em Políticas Públicas e Conselheiros de Direitos
O curso é realizado, em parceria, pela Comissão Episcopal Pastoral para Ação Sociotransformadora da CNBB, a Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBPJ) e o Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), organismo da Igreja no Brasil.
Fonte: CNBB