Papa nomeia bispos para Sorocaba (SP) e para Crato (CE)

0
1129

O Papa Francisco fez duas alterações no episcopado brasileiro nesta quarta-feira, 28. O Pontífice acolheu o pedido de renúncia apresentado por Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, por motivo de idade, e nomeou arcebispo de Sorocaba (SP) Dom Júlio Endi Akamine, atualmente bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo (SP).

Na mesma data, o Papa aceitou o pedido de renúncia ao governo pastoral da diocese de Crato (CE) apresentado por Dom Fernando Panico, também por motivo de idade. Em consequência, assumirá o pastoreio local o bispo coadjutor, Dom Gilberto Pastana de Oliveira.

Bispo de Crato

Natural de Boim (PA), Dom Gilberto Pastana nasceu em 29 de julho de 1956. Tendo sido ordenado presbítero em 27 de julho de 1985, em Santarém (PA), foi nomeado bispo de Imperatriz (MA) em 03 de agosto de 2005 e escolheu o lema episcopal “Venha o teu reino”. É mestre em Teologia, com especialização em Teologia Espiritual, no Teresianum, em Roma, Itália.

Na trajetória antes do episcopado, Dom Gilberto atuou como vigário paroquial, reitor de seminário, coordenador diocesano de pastoral. Foi coordenador do departamento de Filosofia e Teologia no Instituto de Pastoral Regional (Ipar), em Belém (PA), e diretor da Rede Vida de Televisão, de 2000 a 2005.bispos_sorocaba-e-crato

COMPARTILHAR