Círculo Bíblico – 35

0
1755

BAIXE O CÍRCULO BÍBLICO – 34 EM PDF


CIRCULO BIBLICO N° 35 Mt. 2, 1-12

1. PREPARAÇÃO DO AMBIENTE: Colocar em lugar visível a Bíblia, vela, uma estrela, três cofres (Caixas com nome ouro, incenso, mira (prepara uma estrela para dar a cada família no final).

2. ACOLHIDA DOS PARTICIPANTES: Todos sejam bem-vindos, estamos reunidos no nome de Deus. Vamos apresentar as pessoas que estão vindo pela primeira vez.

3. ORAÇÃO INICIAL: Cântico inicial: Invocação ao Espírito Santo.

4. ENTRONIZAÇÃO DA PALAVRA: Oração abertura da Palavra.

Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra!

Que eu Te conheça e faça com que te conheçam, Te ame e faça com que te amem, Te sirva e faça com te sirvam, Te louve e faça com que sejas louvado por todas as criaturas.

Faze, ó Pai, que pela leitura da palavra os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém.

5. BUSCANDO O TEXTO: Ler o texto Mt.2,1-12) Vamos juntos pesquisar os personagens desta leitura: Rei Herodes, astrólogos, (os nomes dele som: Baltasar, Gaspar e Melchio) a estrela, povo, chefes, mestre da lei. (o coordenador do círculo procura que as pessoas falem pesquisem os personagens, e os elementos de leitura).

6. AJUDA PARA COMPARTILHAR: Agora vamos fechar a bíblia e tentarmos entre nós , contar o que escutamos das Escrituras, vamos dizer com nossas palavras o que entendemos. Não interprete nada, vamos recriar essa leitura que ouvimos. Assim fizeram os primeiros cristãos e eles transmitiram ou outros os ensinamentos de Jesus, vamos viver esta experiência.

7. COMPREENDER O TEXTO: Agora vamos ler de novo o texto. Uma estrela que aparece como símbolo do nascimento de Jesus era natural entre os povos da Palestina, seria possível pensar que cada nascimento foi previsto pelo surgimento de uma estrela, quando os astrólogos (não magos) perceberam que era para se preocupar que um novo evento aconteceria na história humana. Eles seguem a estrela que indica um evento histórico transcendente. Os astrólogos seguiram apenas a estrela, eles não eram conhecedores das Sagradas Escrituras como os judeus, então naturalmente perguntam onde o Rei nasceu, e Herodes quem reúne os Escrivas que conhecem a Sagrada Escritura para que transmitam o que a Bíblia disse do recém-nascido v.6.

A figura de Herodes nos faz pensar em: v7, v8 fala secretamente, se perturba e não se incomoda, pede aos astrólogos que avisem quando encontrarem o Menino. Ele é um homem que não merece confiança, não se pode confiar naquele que fala às escondidas, naquele que espera ser avisado dos acontecimentos e não sai de sì para ir ao encontro do
Senhor, à um coração que não está disponível, o Senhor que traz a salvação nunca poderá entrar lá.

8. A MISSÃO DA SEMANA: Vamos levar cada um, a figura da, uma estrela para a nossa casa, para fazer de cada momento um caminho que conduza a situações familiares. Caminho do Senhor, ponha essa estrela em um lugar que todos na casa possam olhar, assim lembrarmos de , ser uma estrela na vida de cada membro da família.

9. ORAÇÃO DO ENCERRAMENTO DA PALAVRA:

Jesus Mestre, vós dissestes que a vida eterna consiste em conhecer a vós e ao Pai.

Derramai sobre nós, a abundância do Espírito Santo. Que ele nos ilumine, guie e fortaleça no vosso seguimento, porque sois o caminho para o Pai.

Fazei-nos crescer no vosso amor, para que sejamos, como o apóstolo Paulo, testemunhas vivas do vosso Evangelho.

Com Maria, Mãe, Mestra e Rainha dos Apóstolos, guardaremos a vossa Palavra, meditando-a em nosso coração.

Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, tem piedade de nós. Amém.

10. AVISOS PAROQUIAS, LEMBRANDO QUE OS CIRCULOS BÍBLICOS DEVEM SE MULTIPLICAR.