Círculo Bíblico – 34

BAIXE O CÍRCULO BÍBLICO – 34 EM PDF

CIRCULO BIBLICO N° 34 Lc. 2, 22-44

1. PREPARAÇÃO DO AMBIENTE: Colocar em lugar visível a Bíblia, vela, a imagem do Menino Jesus.

2. ACOLHIDA DOS PARTICIPANTES: Todos são bem-vindos, estamos reunidos no nome de Deus. Vamos apresentar as pessoas que estão vindo pela primeira vez.

3. ORAÇÃO INICIAL: Cântico inicial: Invocação ao Espírito Santo.

4. ENTRONIZAÇÃO DA PALAVRA: Oração abertura da Palavra.

Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra!

Que eu Te conheça e faça com que te conheçam, Te ame e faça com que te amem, Te sirva e faça com te sirvam, Te louve e faça com que sejas louvado por todas as criaturas.

Faze, ó Pai, que pela leitura da palavra os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém.

5. BUSCANDO O TEXTO: Lc. 2, 22-40 Dar o tempo para poder ler o texto das diferentes traduções da Bíblia que o povo tem nas mãos. O que diz o texto? De que fala o texto? Pode dizer com suas palavras o que fala o texto?

6. AJUDA PARA COMPARTILHAR: Estamos indo assiduamente na Igreja? Vamos participar na igreja só quando temos tempo, e não temos nada mais que fazer? Por que não somos assíduos na participação das atividades na igreja? Que está sucedendo nas nossas famílias que nem jovens nem adultos nem pessoa idosa querem participar? Por que somos preguiçosos com as coisas de Deus?

7. COMPREENDER O TEXTO: Na leitura temos ainda mais dois personagens do advento Simeão e Ana. muitas vezes esses dois personagens são apresentados como velhinhos, mas Simeão era um homem justo, só de Ana se diz que era de idade avançada. Estes dois justos esperam a manifestação da presença do Redentor. Estão eles sempre no templo, atentos a sentir a voz do Espirito de Deus que manifestará e os ajudará a sentir a presença do Salvador, que então ESPERANDO, mas esperando na oração participando no templo meditando a Sagrada Escrituras. É uma espera ativa, concreta, não esperam dormindo o ficando chateados. por isso que são capazes de reconhecer a presença do Salvador, quando chega Maria para apresentar o Menino no templo.

8. A MISSÃO DA SEMANA: Vamos terminar este encontro com o cântico de Simeão, Lc 2, 29-32. Vamos ler juntos. este cântico e vamos nos comprometer a ler cada noite antes de deitar; podemos até aprender de memória.

9. ORAÇÃO DO ENCERRAMENTO DA PALAVRA:

Jesus Mestre, vós dissestes que a vida eterna consiste em conhecer a vós e ao Pai.

Derramai sobre nós, a abundância do Espírito Santo. Que ele nos ilumine, guie e fortaleça no vosso seguimento, porque sois o caminho para o Pai.

Fazei-nos crescer no vosso amor, para que sejamos, como o apóstolo Paulo, testemunhas vivas do vosso Evangelho.

Com Maria, Mãe, Mestra e Rainha dos Apóstolos, guardaremos a vossa Palavra, meditando-a em nosso coração.

Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, tem piedade de nós. Amém.

10.- AVISOS: Eventuais comunicações da comunidade e/ou da paróquia – LUGAR E DATA O PRÓXIMO CIRCULO BÍBLICO.