Celebração com os catadores de lixo marca Dia Mundial dos Pobres na Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Grajaú

Uma bonita celebração com a partilha solidária, marcou o 4º Dia Mundial dos Pobres, data estabelecida pelo Papa Francisco em sua Carta Apostólica Misericórdia et Misera, emitida em 20 de novembro de 2016 para comemorar o fim do Jubileu Extraordinário da Misericórdia.

O evento que teve o objetivo de oportunizar momentos de alegrias e comunhão com os irmãos que são invisíveis na nossa sociedade, foi promovido pela comunidade Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, localizada no bairro Joana Batista, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Grajaú-MA, aconteceu na tarde do domingo, dia 29 de novembro de 2020, e contou com a participação dos catadores de lixo da cidade.

A equipe organizadora utilizou o roteiro enviado pela Diocese de Grajaú para realização da celebração em todas as paróquias, áreas pastorais e missionárias da Igreja Particular. [CLIQUE AQUI E VEJA O ROTEIRO]

Para olhar a realidade, todos foram convidados a agir como Samaritanos, não se limitando apenas a cuidar da pessoa que tem necessidade, más, pela luta para garantir o acesso às políticas públicas, de cuidado e proteção de cada cidadã e cidadão brasileiro.

Houve também o momento para refletir sobre a pandemia do novo coronavírus “Esta pandemia chegou de improviso e apanhou-nos impreparados, deixando uma grande sensação de desorientamento e impotência. Mas, a mão estendida ao pobre não chegou de improviso. Antes, dá testemunho de como nos preparamos para reconhecer o pobre a fim de apoiar no tempo da necessidade. Não nos improvisamos instrumentos de misericórdia. Requer-se um treino diário, que parte da consciência de quanto nós próprios, em primeiro lugar, precisamos duma mão estendida em nosso favor.”, disse o texto da celebração.