Diocese de Grajaú participa da posse da nova equipe formativa do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição em Aracaju

A missão de preparar os futuros sacerdotes da província eclesiástica de Aracaju está, desde sábado (17/02), sobre os ombros de uma nova equipe formativa. Durante solene celebração eucarística presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom João José Costa, os padres Jefferson Santos Pinheiro e Helelon Bezerra dos Anjos foram empossados, respectivamente, como reitor e diretor acadêmico do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição. A cerimônia foi concelebrada pelo arcebispo emérito, Dom José Palmeira Lessa, o bispo diocesano de Propriá, Dom Vítor Agnaldo de Menezes, e expressivo número de sacerdotes, diáconos e seminaristas.

Com 41 anos de idade e 15 de vida presbiteral, o padre Jefferson é o sétimo reitor dessa casa de formação. Está sucedendo ao padre Jânison de Sá Santos, titular da reitoria durante os últimos seis anos. Antes de assumir sua nova missão, serviu como pároco na paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Rosário do Catete, e ainda como vigário episcopal no vicariato São João. Ele fez parte da segunda turma de presbíteros formados pelo Seminário Maior, nesses 24 anos de existência da instituição.

O padre Helelon, 40, tem o mesmo tempo de itinerário sacerdotal do novo reitor. Na direção acadêmica, passa a ocupar a função exercida durante mais de duas décadas pelo padre José Genivaldo Garcia. Ao longo deste ano, ele vai acumular a nova missão com as funções de reitor do santuário arquidiocesano de Nossa Senhora Divina Pastora e de vigário forâneo, na forania Virgem Poderosa (Vicariato São João).

A homilia da santa missa foi proferida pelo bispo de Propriá, que extraiu do Documento de Aparecida o modelo de padre que queremos formar: “O povo de Deus sente a necessidade de presbíteros discípulos: que tenham profunda experiência de Deus, configurados com o coração do Bom Pastor, dóceis às orientações do Espírito, que se nutram da Palavra de Deus, da Eucaristia e da oração; de presbíteros missionários: movidos pela caridade pastoral que os leve a cuidar do rebanho a eles confiado e a procurar os mais afastados pregando a Palavra de Deus, sempre em profunda comunhão com seu Bispo, com os presbíteros, diáconos, religiosos, religiosas e leigos; de presbíteros servidores da vida: que estejam atentos às necessidades dos mais pobres, comprometidos na defesa dos direitos dos mais fracos, e promotores da cultura da solidariedade. Também de presbíteros cheios de misericórdia, disponíveis para administrar o sacramento da reconciliação” (DAp 199).

A posse dos padres Jefferson e Helelon também marca o início do ano letivo 2018. Mais de 60 seminaristas estão distribuídos nos diversos períodos dos cursos de Filosofia e Teologia. A instituição acolhe futuros sacerdotes da Província Eclesiástica de Aracaju (Dioceses de Aracaju, Estância e Propriá), bem como das dioceses de Itabuna-BA e Grajaú-MA. Um dos concelebrantes da missa foi o padre Pedro Ângelo Roscio Ricon, representando o bispo diocesano de Grajaú, Dom Rubival Cabral Britto.

Dom João Costa expressou sua gratidão aos padres Jânison e Genivaldo Garcia pela fecunda e extraordinária contribuição de cada um deles. O padre Pedro Vidal permanece como diretor espiritual do seminário. Ainda falta a nomeação dos sacerdotes que irão ocupar a vice-reitoria e o economato da instituição.

Fonte: Arquidiocese de Aracaju