Imposição das Cinzas convida o cristão a crer no Evangelho

MAIS NOTÍCIAS

Começou a Quaresma, e a missa da quarta-feira de cinzas (10), na Igreja Catedral Nosso Senhor do Bonfim, foi o marco da abertura deste período de santificação; durante os próximos 40 dias, os católicos se preparam para a Páscoa, e na tradicional missa das cinzas, muitos fiéis compareceram para se purificar após o período carnavalesco.

Para o bispo diocesano, dom Franco Cuter que presidiu a celebração, a tradicional missa da “Quarta-feira de Cinzas” representa um momento de reflexão e arrependimento diante de Deus, como também o início de uma longa caminhada de penitencia e conversão.

A Quaresma é o tempo que precede e dispõe à celebração da Páscoa. Tempo de escuta da Palavra de Deus e de conversão, de preparação e de memória do Batismo, de reconciliação com Deus e com os irmãos, de recurso mais freqüente às “armas da penitência cristã”: a oração, o jejum e a esmola (ver MT 6,1-6.16-18).

Durante a Quaresma a Igreja veste seus ministros com vestimentas de cor roxa, que simboliza tristeza e dor. A quarta-feira de cinzas é um dia usado para lembrar o fim da própria mortalidade. É costume serem realizadas missas onde os fiéis são marcados na testa com cinzas. Essa marca normalmente permanece na testa até o pôr do sol. Esse simbolismo faz parte da tradição demonstrada na Bíblia, onde vários personagens jogavam cinzas nas suas cabeças como prova de arrependimento.

Além de ser uma purificação após o período do Carnaval, e início da Quaresma, é também o lançamento da Campanha da Fraternidade, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); este ano de 2016, com o tema “Casa Comum, Nossa Responsabilidade” e o lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”. A iniciativa reflete a necessidade da preservação ambiental e as ações serão realizadas nos próximos dias.

Veja fotos da Missa de Cinzas na Catedral Nosso Senhor do Bonfim

Notícias recomendadas

Comentários

Publicidade

MAIS LIDAS

Mensagem do presidente da CNBB por ocasião do Dia do Trabalhador

Neste 1º de maio, o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, envia mensagem por ocasião do 'Dia...

CNBB promove Campanha para a Evangelização 2016

O tempo do Advento é esperado pela chegada de Jesus no Natal. No Brasil há uma motivação para que os fiéis e comunidades possam...

Nota de esclarecimento da Diocese de Grajaú sobre propriedade do Hospital São Francisco de Assis

Respondendo às informações distorcidas divulgadas pelos meios de comunicação em Grajaú, em relação ao Hospital São Francisco, a Diocese ESCLARECE que o Hospital com...
X