Descerramento de placas marcam inaugurações da Casa Dom Luciano Mendes de Almeida e do Auditório São João XXIII

Como parte da celebração dos 70 anos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi também realizada nesta sexta-feira, 14 de outubro, a inauguração da Casa Dom Luciano Mendes de Almeida e do Auditório São João XXIII, ambos localizados na Asa Norte, em Brasília (DF). O local costumava funcionar como um espaço provisório da CNBB enquanto sua sede oficial, localizada na Asa Sul, passava por uma reestruturação.

Descerramento de placa inaugural da Casa Dom Luciano Mendes de Almeida

A Casa Dom Luciano Mendes de Almeida, como agora é chamada, tem a capacidade de acolher até 240 pessoas hospedadas para encontros e retiros. “Isso mostra uma Igreja com uma capacidade incrível de se reconfigurar diante dos desafios que a vida apresenta”, disse o secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, na inauguração do espaço.

Dom Joel explicou que a Casa recebeu o nome de Dom Luciano Mendes de Almeida por ele ter sido uma personalidade que, além de ter feito parte da história da Conferência como secretário-geral e presidente, também deu vida à entidade. “O lema de Dom Luciano Mendes – Em que posso ajudar? – há sempre de iluminar a nossa caminhada”, disse.

Na sequência, um mosaico com o rosto de Dom Luciano Mendes de Almeida, criado pela artista Cida Carvalho, foi inaugurado no Hall de entrada da Casa, bem como houve o descerramento da placa inaugural. “Peçamos a bençâo de Deus para que essa imagem do mosaico lembre a todos que chegarem aqui que a grande missão é essa – Em que possa servir?”, disse dom Joel.

Inauguração do mosaico com o rosto de Dom Luciano Mendes Almeida

Em sua fala, Cida Carvalho, artista de Brasília (DF) e responsável pelo mosaico, afirmou que o mural foi para ela um desafio muito grande. “Desenvolvi o mosaico em um mês, tempo recorde. Ele foi muito focado, muito abençoado. E essa frase de Dom Luciano – Em que posso ajudar? –  me marcou muito pois todos nós estamos aqui para ajudar e sermos ajudados. Que as pessoas que saiam daqui, saiam com um pouquinho de dom Luciano em suas cabeças”.

Bençâo do Auditório São João XXIII

Na manhã dessa sexta-feira, 14, também foi realizada a bênção do Auditório São João XXIII e descerramento de sua placa inaugural, na qual está escrita a célebre expressão de dom Luciano: – Em que posso ajudar?.

Descerramento de placa inaugural do Auditório São João XXIII

O Auditório tem a capacidade para receber até 300 pessoas. O secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella, salientou que a CNBB se alegra em oferecer, em Brasília, um espaço que é flexível, móvel, e que se possa rezar, fazer assembleia.

“O Auditório é dedicado a São João XXIII. Que seja uma casa de carinho, como foi o carinho que, no ‘discurso da Lua’, São João XXIII disse ao povo naquele dia no início do Concílio. E lá [no outro prédio] Dom Luciano Mendes de Almeida, que marcou a nossa Conferência como secretário e como presidente”, disse dom Joel Portella”.

Ao dar a bênção ao espaço, o primeiro vice-presidente da CNBB, dom Jaime Spengler, desejou que o espaço seja de fomento e comunhão:

“Que possa esse espaço realmente ser um espaço de fomento, de comunhão em vista de um projeto de evangelização sempre mais atento ao Evangelho e as necessidades das nossas comunidades, do nosso povo”, disse dom Jaime Spengler.

Fonte: CNBB