Após três anos, romaria do pilar voltou a ser celebrada presencialmente pelos fiéis da baixada fluminense

Milhares de católicos de diversas igrejas da Baixada Fluminense voltaram a participar nesta quarta-feira, 12 de outubro, Feriado de Nossa Senhora Aparecida, da tradicional Romaria do Pilar que chegou a sua 39ª edição. A última Romaria foi em 2019, passados três anos e já sem as restrições impostas pela pandemia da Covid-19, a celebração voltou a ser realizada de forma presencial junto à igreja histórica de Nossa Senhora do Pilar, em Duque de Caxias.

Muitos fiéis ainda mantém viva a tradição de caminhar até o local histórico. Para isso, saíram ainda de madrugada e, em clima de oração, percorreram as vias de Duque de Caxias, principalmente a Rodovia Washington Luís e a Avenida Governador Leonel de Moura Brizola (antiga Avenida Presidente Kennedy).

Carregada por mulheres das comunidades da Diocese, a imagem de Nossa Senhora do Pilar, confeccionada pelo artista Mário Sérgio da cidade de Conservatória, entrou em procissão às 7 horas sob o toque dos sinos da igreja histórica. Na sequência, a tradicional procissão das bandeiras e estandartes precedendo a entrada dos ministros, do clero e do bispo diocesano.

Neste ano Romaria propôs uma continuação da reflexão da Campanha da Fraternidade abordando o tema “Maria, Mãe Educadora, ensina-nos a caminhar juntos, servindo a Deus e aos irmãos, numa Igreja em saída”. Em sua homilia, Dom Tarcisio Nascentes, bispo de Duque de Caxias, exortou os fiéis a forma com que Nossa Senhora exerce o seu papel de educadora – “transmitindo os valores da fé, da verdade, da justiça, da fraternidade conforme a Palavra de Deus, fazendo da Casa de Nazaré, com São José, a primeira escola das virtudes humanas. Essencialmente integradas ao sentido maior da vontade do Senhor. Nossa Mãe das Graças nos apresente em sua eloquente humildade e fortaleza que a base da educação é uma família consistente. A fundamental escola das virtudes que formam o ser humano de maneira global, precisa estar alicerçada em Deus. A base da Educação é a família!”, disse o bispo.

A matéria completa no site do Regional Leste 1 da CNBB