Católicos que atuam em Conselhos Nacionais de Políticas Públicas se reúnem para diálogo e troca de experiências

A Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Centro Nacional de Fé e Política (CEFEP) Dom Helder Câmara promoveram, dia 10 de setembro, um encontro com conselheiros e conselheiras católicos que participam de Conselhos Nacionais de Políticas Públicas.

O encontro buscou dar continuidade ao diálogo e às experiências entre conselheiros que atuam nestes espaços a partir da motivação da fé cristã, conhecendo melhor o contexto social, político e econômico do Brasil, especialmente no contexto da pandemia.

Outro objetivo do encontro foi aprofundar o papel dos conselheiros e conselheiras à luz da fé e da Doutrina Social da Igreja, identificando limites, avanços e desafios e projetando uma mútua cooperação em vista de dar maior eficácia ao exercício de representação nos Conselhos, para maior fidelidade ao Evangelho de Jesus, na perspectiva de uma Igreja em saída.

Na parte de informes dos conselheiros, foi dada ênfase ao processo eleitoral do Conselho Nacional de Saúde que se realiza, em novembro, e solicitado aos conselheiros que façam o processo de mobilização das organizações para que possam de fato cumprir as exigências e participar efetivamente da eleição da sociedade civil no pleito.  Uma reunião virtual foi agendada para o dia 15 de setembro, no período da manhã, para tirar dúvidas sobre as exigências do edital.

Grupos de trabalho (GT´s)

Quanto aos GT´s Comunicação, Incidência e Capacitação, no campo da incidência os instrumentais foram validados e aguardam que cada conselheiro indique a pessoa que contribuirá para o levantamento dos temas sensíveis e a partir desse processo possa contribuir para as mobilizações temáticas no acompanhamento no Congresso Nacional. Um formulário para o mapeamento dos conselheiros católicos está finalizado levando em consideração as contribuições que chegaram.

Quanto à comunicação, foi atualizado o e-group incluindo conselheiros nacionais que estavam sem participar. Foi sugerida a realização de uma reunião de comunicação com as assessorias de comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Conselho Nacional do Laicato do Brasil e das Pastorais Sociais.

Sobre o tema da capacitação, os conselheiros aprofundaram os processos formativos que estão em curso:

Plano Plurianual (PPA) – nesse momento os participantes estão realizando atividades práticas e em outubro será realizada uma roda de conversa para analisar as dificuldades e superação dos participantes.
• 3ª Edição da Capacitação de Conselheiros(as) católicos(as) – inicialmente com 718 inscritos e com a participação efetiva de 470 pessoas. O perfil dos participantes da edição atual é de pessoas com mais dificuldades de acesso e prática em plataformas de capacitação a distância mas a equipe da capacitação está colaborando para a superação de cada dificuldade.

Sobre a Estratégia de articulação entre as Congregações Religiosas e as Pastorais Sociais sugeriu-se organizar, ainda em 2021, um fórum de diálogo entre as congregações para traçar uma estratégia conjunta de trabalho no campo da defesa dos direitos. A proposta é realizar no mesmo dia da próxima reunião, ou seja, 19 de novembro, das 9h às 12.

Fonte: CNBB