Carta de convocação da Assembleia Diocesana de Pastoral 2016

MAIS NOTÍCIAS

“A primeira e imediata tarefa do leigo não é a instituição e o desenvolvimento da comunidade cristã, mas sim o vasto e complicado mundo da política, da realidade social e económica, da cultura, dos mass-media, das artes… ”

(Evangelii Nuntiandi 70)

Carta de convocação da Assembleia Diocesana de Pastoral 2016

Prezados irmãos e irmãs em Cristo,

ao aproximar-se de nossa Assembleia Diocesana, estou lhes enviando a costumeira carta de convocação, para definir os últimos detalhes. A mesma será realizada nos dias de 10 a 12 de Novembro de 2016. Diferentemente de nossas expectativas, ainda estamos na espera do novo Bispo diocesano e isso prejudica toda nossa caminhada pastoral, inclusive a própria Assembleia, que não poderá trabalhar no tradicional binómio: avaliação/planejamento. Por isso decidimos, por esta Assembleia, trabalhar um tema transversal, que poderá servir para o novo Bispo implementar suas prioridades pastorais. A temática, que pretendemos trabalhar, é o laicato, os leigos. Esta sugestão surgiu, também, a partir do Documento de estudo n.105, aprovado na última Assembleia Geral da CNBB.

Portanto o tema de nossa Assembleia será: “Cristãos leigos e leigas, protagonistas na Igreja e na Sociedade”; sendo que o lema será: “Sal da Terra e Luz do Mundo Mt 5,13-14”.

Participarão da Assembleia: O Bispo, o Clero da Diocese, os Religiosos e as Religiosas, Voluntárias da caridade, os Coordenadores diocesanos das pastorais e movimentos; Márcia Palhano, agente liberada da CPT;

5 delegados de: Nosso Senhor do Bonfim e São Francisco em Grajaú, Santa Cruz e Santa G.B. Molla em Barra do Corda, São Francisco de Assis em Arame, Nossa Senhora de Nazaré em Dom Pedro, São Sebastião em Presidente Dutra e São Raimundo Nonato em Tuntum, São José e São Francisco em Presidente Dutra;

3 delegados de: São Pedro e São Paulo em Joselândia, Nossa Senhora da Conceição em Sítio Novo, São Sebastião em Governador Archer, São João Batista em Formosa da Serra Negra;

2 delegados de: São José da Providência em Jacaré, São Pio em Itaipava, São José em São José dos Basílios e N.S. da Conceição em +Alto Brasil.

* Tendo em conta o Tema da Assembleia, pedimos encarecidamente aos Párocos que possam escolher, como representantes da Paróquia, leigos, que sejam engajados na Igreja e na Sociedade; de maneira que possam participar ativamente dos vários momentos e contribuir na reflexão e no encaminhamento das propostas.

* Para garantir uma melhor organização da nossa Assembleia, pedimos que informem os nomes dos delegados de sua paróquia até o dia 06 de Novembro, por telefone (99) 3532-6278 (falar com Thiago Borges) ou por e-mail: [email protected] .

A Assembleia acontecerá no Centro Diocesano de Pastoral em Barra do Corda, iniciando no dia 10 às 18:00h com o jantar e encerrando no dia 12, à noite, com a Missa na Igreja S. Cruz, durante a qual será encerrado o Ano Santo em nível diocesano. De fato este ano o encerramento da Assembleia será antecipado, para permitir a todos os delegados e seus Párocos de voltarem para suas Paróquias, para fazer o encerramento do Ano Santo da Misericórdia.

Os participantes devem levar: Bíblia, caderno, caneta e objetos de uso pessoal.

É importante que os Párocos promovam, pelo menos, uma reunião do Conselho Pastoral e outros momentos nas Comunidades, para que suas Paróquias possam estar em sintonia com que estará sendo trabalhado na Assembleia. É oportuno, também, envolver todas as comunidades, para que façam intercessões e súplicas, durante as Missas e as Celebrações da Palavra.

Durante a Assembleia os Padres devem se organizar, para que os leigos tomem de conta das Celebrações litúrgicas nas Paróquias.

Em Cristo

                              Pe. Marcos Bassani

 

 

Notícias recomendadas

Comentários

Publicidade

MAIS LIDAS

PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Referência: Pe. Daniel Caspani Referência para os Surdos: Francisca Santos Barra do Corda [email protected] Antônio Cleiton da Costa Sousa Barra do Corda [email protected]

Nota de esclarecimento da Diocese de Grajaú sobre propriedade do Hospital São Francisco de Assis

Respondendo às informações distorcidas divulgadas pelos meios de comunicação em Grajaú, em relação ao Hospital São Francisco, a Diocese ESCLARECE que o Hospital com...

A VIDA DE UM HOMEM SANTO – SERVO DE DEUS

"eXEMPLO DE MISERICÓRDIA! EXEMPLO DE CARIDADE" Frei Alberto Beretta nasceu no dia 28 de agosto de 1916, na cidade de Milão, na Itália. Seus piedosos pais,...
X